Sustentabilidade

Maior limpeza de beatas do mundo vai acontecer em Portugal

De 15 a 23 de abril celebra-se a Semana da Terra e o objetivo é marcar a data com a recolha de 1,1 milhões de beatas
Texto

Apanhar mais de 1,1 milhões de beatas de cigarros em uma semana de norte a sul do país: é este o desafio lançado pelo ativista Andreas Noe, criador do projeto The Trash Traveler. Durante a Semana da Terra, de 15 a 23 de abril, o ativista convida toda a gente a participar nesta que será a “Maior Limpeza de Beatas do Mundo”.

O primeiro desafio aconteceu em 2021 em Portugal. Durante dois meses, mais de 600 pessoas e 70 Organizações Não Governamentais apanharam mais de 1,1 milhões de beatas. Agora, o Andreas Noe quer repetir a proeza, mas em apenas uma semana.

O desafio arranca a 15 de abril e terá várias ações de limpeza pelo país inteiro ao longo da semana, algumas delas com a equipa The Trash Traveler. Podes ver tudo no site do projeto.

Beatas - AWAY
Andreas Noe no meio das beatas recolhidas em 2021 (foto: divulgação)

Se quiseres participar, não precisas de te juntar a ninguém. Basta apanhares as beatas e entregá-las nas ações organizadas ou até contactares a organização para saberes onde é o ponto de recolha mais próximo.

A “Maior Limpeza de Beatas do Mundo” irá culminar no evento de encerramento no dia 23 de abril, às 14h, no Parque das Nações, em Lisboa. Será aqui que se irão contabilizar as beatas de cigarro recolhidas e expô-las, em forma de arte, no chão.

O projeto The Trash Traveler nasceu em 2019 depois de Andreas Noe, biologista molecular alemão, ter vindo para Portugal para surfar nas praias de Lisboa e não ter conseguido ignorar a quantidade de lixo que encontrou.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal