Fantástico

Tesla Model 3 e Audi R8 desafiados por veículo solar elétrico com três rodas

A Aptera pegou no seu veículo elétrico de três rodas, alimentado por energia solar e desafiou dois rivais de respeito
Texto

Um desafio insólito, em jeito de drag race, decorreu no circuito californiano de Chuckwalla Valley, nos Estados Unidos da América. O pacato veículo elétrico de três rodas Aptera Sol teve como oponentes um Audi R8 e um Tesla Model 3. O final foi ao foto-finish como podes ver no vídeo inicial. O vencedor? Descobre no vídeo!

A marca americana Aptera quis primeiro demostrar as capacidades dinâmicas do seu modelo com um vídeo (ver acima) onde é possível ver manobras evasivas, várias travagens em apoio e toda uma condução onde a estabilidade e aderência foram colocadas completamente à prova. 

A Aptera indica que utilizou uma versão protótipo “beta”, que representa a segunda fase do desenvolvimento do modelo, E explica: "alfa" são os primeiros protótipos, "beta" é agora esta evolução, "gamma" será o veículo para homologação e "delta", será a versão final para consumidor.

O Aptera elétrico solar em pormenor

O Aptera Sol assim até parece um modelo bastante "pacato"

O modelo base usado já foi aqui revelado na AWAY e tem vários painéis solares integrado com capacidade de 700 Watts que complementam a bateria de 100 kWh (alimentada por energia elétrica convencional). De acordo com a Aptera o veículo tem autonomia para mais de 1.600 km (mas não em modo “drag race”).

Este veículo, com motorização de 150 kW é uma evolução do modelo que esteve à venda entre 2006 e 2011, antes do colapso inicial da marca e dos três atuais proprietários terem de novo conseguido trazer à vida em 2019.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal