Atualidade

Espanha vai proibir trabalho ao ar livre com altas temperaturas

Trabalhadores da construção civil, obras públicas e agricultores poderão não ter de trabalhar ao sol
Texto
Trabalhador na rua em Espanha (foto: Manu Fernandez/AP)
Trabalhador na rua em Espanha (foto: Manu Fernandez/AP)

O governo espanhol anunciou recentemente que irá disponibilizar 2 mil milhões de euros para combater os efeitos da seca extrema e do calor excessivo. E há ainda várias medidas de proteção social, como os trabalhadores ao ar livre.

Espanha está a enfrentar uma seca de longa duração e períodos de calor extremo. A agência meteorológica espanhola emite constantemente avisos laranja e vermelhos devido ao calor, e isto significa temperaturas a atingir com regularidade mais de 30 e 40 graus centígrados.

espanha - away
Seca em Espanha (foto: Alvaro Barrientos/AP)

O ano passado foi o mais quente no país vizinho desde 1961 e abril, quente como em Portugal, foi o mais seco que há memória.

Por isso o governo de Madrid avança com um plano de 2 mil milhões de euros para enfrentar esta crise meteorológica que rapidamente se pode transformar em catástrofe ambiental.

espanha - away
Trabalhadores ao sol em Espanha (foto: Andrea Comas/AP)

Das várias medidas anunciadas nos últimos dias, destaca-se o anúncio de novas construções para retenção de águas (o que pode nem ser uma boa notícia para Portugal), novas instalações de dessalinização e vários sistemas de reutilização de águas. A ideia é ajudar em especial a agricultura, incluindo pecuária e produtores de leite.

Mas há uma medida que parece destacar-se de todas as outras e esta é de caráter de proteção social. O executivo de Pedro Sanchez quer proibir a execução de trabalhos que recorram a mão humana ao ar livre quando as temperaturas são muito elevadas.

espanha - away
Bombeiros em incêndio em Espanha (foto: Bernat Armague/AP)

Ainda não é certo quais os setores e de que forma isto poderá ser implementado, mas a agricultura e construção poderão ser dois setores onde esta medida tem impacto direto. Mas também em obras públicas o que poderá não ser muito bem aceite até por pares do governo.

A ideia nem é nova, pois na Andaluzia já existem restrições para evitar trabalho ao ar livre com altas temperaturas, mas agora esta nova medida poderá trazer maior proteção para quem trabalha horas a fio sob o calor do sol.

O governo espanhol prometeu em breve concretizar exatamente a medida que deverá entrar em vigor antes do verão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal