Sustentabilidade

Portugal estreia-se no Mundial do Qatar 2022. Será o estádio sustentável?

Jogo Portugal x Gana decorre hoje, 24 de novembro, no Estádio 974, construído com contentores e aço modular
Texto

Quando foi anunciado que o Mundial 2022 seria no Qatar, o país árabe não tinha ainda as estruturas para receber os jogos. Mas isso depressa foi resolvido e foram construídos oito estádios pelo país para receber o Qatar 2022. Um dos que mais tem despertado a curiosidade é aquele que servirá de palco para a estreia de Portugal no Mundial, hoje, 24 de novembro.

Tem sido uma das principais bandeiras do Mundial deste ano: a sustentabilidade. Por isso, não é de estranhar que o Estádio 974, onde decorre o jogo Portugal x Gana, seja apresentado como inovador e amigo do ambiente.

estádio 974 - AWAY
Estádio 974 no Qatar (Foto: David Ramos/FIFA via Getty Images)

Localizado perto do porto de Doha, a capital do Qatar, o Estádio 974 deverá ser o primeiro estádio desmontável do mundo. Como é que isso é possível? A estrutura foi construída com contentores de transporte – 974, para sermos exatos - e aço modular.

Quando o Mundial terminar, o estádio poderá desaparecer, sendo substituído por edifícios mais pequenos que possam ser usados pela população. Em alternativa, poderá ser montado noutra localização. Pelo menos, é isso que é anunciado.

Os contentores não estão em toda a estrutura, mas só olhando para o estádio é fácil identificá-los na fachada. No interior, as lojas, as zonas VIP e as casas de banho foram criadas a partir destas caixas metálicas.

O facto de se usarem estes materiais traz algumas vantagens: a sua construção foi mais barata e é um exemplo de economia circular e sustentabilidade por permitir dar uma segunda vida a estas caixas gigantes metálicas.

interior estádio Qatar 2022 - AWAY
Campo Estádio 974 no Qatar (Foto: Matthew Ashton/AMA via Getty Images)

Muito se tem falado sobre o ar condicionado nos estádios do Qatar 2022. Este em particular não terá sistema de climatização, algo que é possível graças à sua localização – próximo do mar – e ao facto de não ter uma fachada fechada que garante ventilação natural.

Com capacidade para 44.089 espetadores, o Estádio 974, batizado em honra do número de contentores e do indicativo do Qatar (+974), vai receber sete jogos, entre eles o Portugal x Gana e o Brasil x Suíça.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal