Atualidade

Multas por excesso de velocidade aumentam com novos radares

Quase 600 mil condutores multados por excesso de velocidade desde o início do ano
Texto

Agosto é um mês de férias, mas é também um mês que normalmente é muito ativo no que respeita a multas de velocidade. Este ano não poderá não ser diferente e há novos radares a caminho, conforme a AWAY foi ao programa Esta Manhã dar conta (ver vídeo de abertura).

Só entre janeiro e junho já foram autuados cerca de 600 mil condutores por infração por excesso de velocidade. E os cofres do estado já engordaram mais de 5 milhões e meio de euros.

Onde estão os radares?

Atualmente a rede SINCRO (Sistema nacional de controlo de velocidade por radares fixos) controlada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), conta com 62 locais identificados para controlo de velocidade instantânea (LCVI) e 58 radares que mudam de “localização” de forma rotativa.

Mas estes radares vão em breve praticamente duplicar nas estradas nacionais para um total de 112 caixas de radar e 88 radares instalados de forma rotativa nas caixas instaladas.

Para além destes radares a PSP divulga todos os meses os locais (ndr. ver aqui a localização dos radares PSP para agosto) onde realiza operações específicas de controlo de velocidade.

Radares de velocidade média, como funcionam?

Os primeiros radares de controlo de velocidade média foram instalados na Ponte Vasco da Gama ainda em 2021, agora preparam-se para ser instalados em novas localizações.

Os novos radares de velocidade média, medem a velocidade de um veículo durante um trajeto, calculando a média durante esse espaço.

Ou seja, registam a velocidade num ponto e numa determinada hora de passagem (ao milésimo de segundo), que se pode designar por “ponto de entrada” e fazem o mesmo registo num ponto de saída. Calculam então a velocidade média realizada nesse trajeto.

Para os aceleras que travam a fundo… com estes radares de nada vale entrar a 180 e baixar aos 120… pois é uma média…

É aqui que vão estar os radares de velocidade média

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) irá ter um site específico para “anunciar” as localizações dos radares de controlo de velocidade.

Até lá, fiquem com as localizações conhecidas (a confirmar):

  • Aveiro: A41
  • Beja: EN 206 e IC1
  • Castelo Branco: IC8
  • Coimbra: A1 e EN 109
  • Évora: A6 e IP2
  • Faro: EN 398
  • Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19
  • Porto: A3
  • Santarém: A1
  • Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1

Tipos de radar de velocidade

Com a entrada em funcionamento (em pleno) dos radares de velocidade de média, passam a existir três tipos de radar utilizados pelas diferentes autoridades:

  • fixos – que na verdade também mudam de local entre as caixas
  • unidades móveis – que as autoridade podem utilizar em qualquer lado, mais comuns em operações de controlo de velocidade e nos veículos da polícia (também descaraterizados)
  • média – que serão colocados em 20 locais movendo-se conforme as autoridades decidirem
Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos