Se andas na estrada, então atenção que há novos radares de velocidade e estes funcionam de forma ligeiramente diferente. Os radares de velocidade média já começaram a ser testados em algumas zonas do país e os sinais de trânsito já estão colocados.
Não são uma novidade. Em setembro de 2021 encontrámos o sinal H42 para o novo sistema de controlo de velocidade na Ponte Vasco da Gama. Mas agora parece que estão a ser ligados e estão a chegar a outras zonas.
Este novo sistema de controlo de velocidade calcula o tempo e a velocidade média feita pelo condutor para percorrer a distância entre dois pontos, onde estão instaladas câmaras. Caso a velocidade média seja acima do limite máximo, é emitida uma coima.
Ao todo, serão 10 radares de velocidade média em Portugal que vão rodar por 20 localizações possíveis. Os utentes da estrada não saberão quais estão ativos, já que o sinal é fixo.
As localizações dos novos radares não está totalmente definida, mas a ANSR já divulgou quais são os locais previstos:
- Aveiro: A41;
- Beja: En206 e IC1;
- Castelo Branco: IC8;
- Coimbra: A1 e EN109;
- Évora: A6 e IP2;
- Faro: EN398;
- Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto: A3;
- Santarém: A1;
- Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1.
Os radares já estão a ser testados, mas ainda não estão totalmente operacionais. Não se sabe ainda quando é que vão começar a emitir contraordenações.