Atualidade

Multa de velocidade por radar. Atenção! Há nova burla por email

Foste apanhado em excesso de velocidade? Se calhar não. Há uma nova burla a circular
Texto
Excesso de velocidade: esta foto é uma burla (foto: Direitos Reservados)
Excesso de velocidade: esta foto é uma burla (foto: Direitos Reservados)

Se recebeste um email com uma imagem a preto-e-branco, a indicar que foste controlado em excesso de velocidade por um radar ou identificado por utilização de telemóvel ao volante... cuidado! Podes estar a ser vítima de mais uma tentativa de burla.

Já por diversas ocasiões as autoridades têm alertado para este tipo de emails falsos que são enviados, supostamente pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Polícia de Segurança Pública (PSP) ou Guarda Nacional Republicana (GNR). Ainda no final do ano passado existiram vários alertas de esquemas de burla com esta configuração.

Mas são tentativas de burla e parecem estar de volta. Ainda mais refinadas. O esquema é simples. Recebes no teu email uma imagem com um carro (nem se preocupam que seja ou não um modelo como o teu) e uma indicação de que foste controlado em excesso de velocidade.

Mas este email é falso e podes estar a ser vítima de uma ação de fraude ou um crime de “phishing”, um tipo de crime informático onde os criminosos infratores fingem ser ou pertencer a uma instituição legítima e tentam convencer-te, a ti, vítima, a entregar informações pessoais.

radar - away
Imagem fraudulenta enviada por email (foto: Direitos Reservados - proibida a reprodução)

No email de um dos nossos leitores (que solicitou anonimato) é possível verificar uma foto com um carro supostamente em infração e indicações de excesso de velocidade. O Daniel (nome fictício) detetou de imediato a fraude porque não tem um carro desta marca, mas… ainda ficou a pensar responder, justamente isso, o que já seria uma forma de contacto com os burlões. Não dar resposta é fundamental.

Esta ações são cada vez mais recorrentes e os criminosos estão cada vez mais criativos, como se percebe pela imagem acima.

Por isso, muita atenção, para não seres vítima de uma burla, toma nota. As notificações das autoridades competentes, como a ANSR, PSP ou GNR são sempre realizadas presencialmente ou por correio registado diretamente para a tua morada legal. As autoridades não te enviam um email ou SMS a solicitar qualquer tipo de informação ou dados pessoais e muito menos um link para clicares e "preencheres os teus dados".

Em caso de dúvida, não sigas quaisquer passos que te solicitem na internet sem primeiro contactar diretamente as autoridades e esclarecer todas dúvidas.

Protege-te e combate a burla!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias