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Novo Seat Leon chega com novo design para ser ligado à corrente

Seat investiu mais de 1,1 mil milhões de euros para produzir um veículo mas eficiente, dinâmico e seguro
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Depois de se ter tornado no recordista de vendas da Seat com mais de 2,2 milhões de unidades vendidas ao longo das suas três gerações, a quarta geração do Leon foi apresentada esta terça-feira em Barcelona.

A Seat investiu mais de 1,1 mil milhões de euros para produzir um veículo que permita levar  os seus utilizadores ao próximo nível em matéria de conectividade, eficiência, dinamismo e segurança.

O novo Leon partilha a mesma plataforma, MQB Evo, que o Volkswagen Golf, mas apresenta-se com dimensões superiores ao seu ‘primo’ germânico.

Na variante de cinco portas, o novo Leon chega com  4,368mm de comprimento, +86mm que a versão anterior, 1,800mm de largura (-16mm) e 1,456mm de altura (-3mm). A distância entre eixos tem 2,686mm, o que representa mais 50mm face à terceira geração do Seat Leon.

Já a versão Sportstourer do novo Leon tem 4,642mm de comprimento (+93mm), 1,800mm de largura (-16mm) e 1,448mm de altura (-3mm). A distância entre eixos chega aos 2,686mm, mais 50mm do que na anterior geração.

Na frente do novo Seat Leon assume um design que transmite uma forte personalidade, com uma ligação tridimensional entre a grelha e os faróis dianteiros. Os faróis LED surgem recuados, formando um efeito de sobrancelha, com um foco mais pronunciado que torna instantaneamente reconhecível a assinatura luminosa.

As superfícies do novo Leon evoluíram, com formas mais marcantes, dando ao design um tratamento mais elegante, com mais mudanças e nuances de cor consoante a incidência da luz na superfície pintada, com evolução permanente ao longo da carroçaria. 

No interior o SEAT Leon revela uma imagem de funcionalidade com superfícies suaves e com destaque para o ecrã de infoentretenimento de 10”, com reconhecimento de gestos, concebido para interagir e permitir uma interação precisa com os ocupantes, reduzindo a necessidade de botões físicos. No entanto, as funções críticas continuam a ser controladas por comandos mais convencionais.

O sistema Full Link é a porta de entrada para a conectividade, permitindo aos utilizadores emparelharem os seus dispositivos ao sistema de infoentretenimento, trazendo o ecossistema digital para o veículo. Assim, quer pretenda importar a sua lista de contactos para o automóvel, a música que ouve no dia a dia ou o sistema de mapas, ficam todos disponíveis e acessíveis numa forma controlada, intuitiva e segura, não distraindo o condutor da estrada e utilizando para isso o sistema de infoentretenimento ou os comandos de controlo integrados no volante.

Em matéria de espaço o modelo de 5 portas oferece uma bagageira com 380 litros (valor idêntico ao da anterior geração), enquanto o Sportstourer garante 617 litros de capacidade, 30 litros adicionais em relação à terceira geração deste modelo.

Em matéria de motorizações, o novo Seat Leon apresenta uma gama de motores que passam a incluir três variantes eletrificadas que potenciam ainda mais a eficiência. A nova geração do carro compacto dispõe de unidades a gasolina (TSI), diesel (TDI), gás natural comprimido (TGI), mild-hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid), cada uma concebida para entregar os mais elevados padrões de performance e de condução, garantindo aos clientes a combinação ideal de veículo e motor que corresponda às necessidades específicas.

A oferta do novo Leon no âmbito dos motores a gasolina passa pelas unidades com injeção direta e turbocompressor capazes de debitar níveis de potência entre 66kW/90CV e 140kW/190CV.

Os dois níveis mais baixos de potência, que produzem 66kW/90CV e 81kW/110CV, recorrem ao 1.0 TSI de três cilindros que serão usados no Leon pela primeira vez; e os motores maiores de 1.5 litros (96kW/130CV e 110kW/150CV). No topo da pirâmide coloca-se o 2.0 TSI com 140kW/190CV, associada à transmissão de dupla embraiagem.

No que toca ao diesel, o novo Leon dispõe de três opções, todas as unidades de dois litros 2.0 TDI com potências de 85kW/115CV e de 110kW/150CV.

O novo Leon inclui ainda a opção pelo 1.5 TGI a GNC que produz 96kW/130CV de potência.

Pela primeira vez, o Leon também recebe a tecnologia mild hybrid (sTSI), que permite ao modelo compacto um patamar de eficiência ainda superior (1.0 TSI 81kW/110CV e 1.5 litros de 110kW/150CV, ambos exclusivamente com transmissão DSG).

A quarta geração do Leon também inclui uma sofisticada variante híbrida plug-in, que utiliza o motor TSI de 1.4 litros com propulsor elétrico, um pack de baterias de iões de lítio de 13kWh com a caixa de seis velocidades DSG, resultando num conjunto capaz de produzir 150kW/204CV de potência e um alcance exclusivamente elétrico de 60km.

A Seat revelou ainda que o novo Leon vai chegar ao mercado no segundo trimestre de 2020.

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