Novidades

Alpine revela o novo e potente A110S

Mais potência e uma nova afinação do chassis fazem do A110S o topo de gama da Alpine
Texto

A Alpine revelou agora a nova versão do conhecido A110. Trata-se do ‘musculado’ A110S, um desportivo com 292 CV de potência que o tornam no mais potente da gama

Dono de uma personalidade intensa e de um estilo assertivo, o A110S junta-se aos A110 Pure e ao A110 Légende na oferta da gama Alpine. Assumindo um posicionamento de topo de gama, o A110S é um coupé extremamente leve, equipado com um potente motor, uma afinação específica de chassis e elementos exclusivos de design.

O A110S foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um comportamento preciso e ágil, bem como uma elevada estabilidade a velocidades elevadas.

O estilo sofisticado é bem evidente tanto no exterior como no habitáculo, sendo também de destacar o uso de materiais de alta qualidade, como fibra de carbono e revestimentos em Dinamica, que denunciam a natureza deste Alpine.

O ADN é o de um verdadeiro Alpine já que este novo A110S é um desportivo de dois lugares, com motor central que debita 292 cavalos e um peso de 1114kgs.

Na sua essência, o A110S recorre à mesma estrutura de alumínio, muito leve e compacta, já conhecida dos outros A110. Mas a configuração exclusiva do chassis dá à nova versão um caráter dinâmico distinto. As novas molas helicoidais são mais duras em 50% e os amortecedores foram ajustados de acordo. As barras estabilizadoras – ocas para minimizar o peso – são 100% mais firmes.

A distância ao solo, foi reduzida em 4mm, de forma a otimizar o centro de gravidade, os amortecedores foram afinados para um melhor comportamento em curva.

Também o sistema eletrónico de estabilidade foi alvo de uma revisão, em particular no modo “Track”, para uma precisão e estabilidade. De resto, este sistema pode ser completamente desligado.

Do equipamento de série fazem parte os travões Brembo, com pinças de 320mm e discos bi-matéria, também disponíveis, como opção, nas outras versões do A110.

A potência do motor sofreu um acréscimo de 40 CV relativamente às versões anteriores, o que torna o A110S o mais rápido e potente da gama. O motor 1.8 de quatro cilindros é o mesmo, mas a pressão do turbo foi aumentada em 0.4bar para disponibilizar ainda mais performance.

O pico de potência máxima de 292 CV é alcançado às 6400rpm, 400rpm acima do que se verifica nas anteriores versões. O binário máximo é de 320Nm e está disponível desde as 2000rpm às 6400rpm, o que corresponde a mais 1400rpm do que no motor com 252cv.

A potência é transmitida às rodas traseiras por via da caixa de sete velocidades de dupla embraiagem Getrag.

No interior destaque para as bacquets da Sabelt, com pormenores de revestimento em preto “Dinamica”. O volante é revestido em couro e “Dinamica”, com um pesponto a assinalar o centro em laranja. Os pedais e apoios de pé são em alumínio e existem diversos pormenores em fibra de carbono.

O novo Alpine A110S pode vir equipado com teto em fibra de carbono com acabamento gloss que, para além de realçar a natureza desportiva do automóvel, reduz o peso total do conjunto em 1,9kgs. 

A Alipne já fez saber que este novo A110S vai ter um preço estimado de 66,500 no mercado francês e que já está disponível para encomenda, com a chegada dos primeiros exemplares prevista para o mês de outubro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023