Novidades

Porsche apresenta novo 911 GT3: reforço da competição em estrada já tem preço

Modelo de alta performance da Porsche para estrada e circuito chega à setima geração
Texto

A Porsche apresentou nesta terça-feira o novo 911 GT3 aprimorando o comportamento desportivo no seu carro de alta performance de estrada com o reforço da tecnologia vinda da competição.

A sétima geração do GT3 recebe praticamente sem alterações o motor de 4,0 litros atmosférico de 6 cilindros em linha com 510 cv de potência que equipa o novo 911 GT3 Cup de competição.

O novo Porsche 911 GT3 oferece a escolha entre a caixa manual de 6 velocidades ou a automática de 7 PDK.

A tecnologia da competição está presente de uma ponta à outra, desde a frente estreando um difusor que antecede o eixo dianteiro com triângulos sobrepostos na configuração até à gigante asa traseira ‘pescoço de ganso’ (do 911 RSR).

A Porsche garante que os ganhos aerodinâmicos desta evolução (o novo 911 GT3 consegue mais 600 kg de ‘downforce’ à velocidade máxima) não afetam “de forma notória” o coeficiente de arrasto e reforçam a prestação em curvas a alta velocidade quando asa e difusor traseiro forem manualmente ajustados para a rodagem exclusiva em circuitos.

O novo Porsche 911 GT3 tem uma carroçaria mais larga, assim como as jantes, e elementos técnico adicionais, mas não ganha peso ficando entre os 1.418 kg (PDK) e 1.435 kg (manual).

Para os ganhos na diminuição de peso contribuem o capô em plástico reforçado com fibra de carbono, os vidros 5 kg mais leves, os discos de travagem otimizados e as jantes forjadas. O sistema de escape desportivo mais ligeiro também é responsável pela redução de 10 kg.

No interior, o ambiente de competição é a regra e estreia o ecrã Track: com um toque num botão, reduz-se os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central a informações essenciais em circuito, como a pressão dos pneus, ou a temperatura do óleo.

Com todas as características somadas, o novo 911 GT3 acelera dos 0 aos 100 km7h em 3.4 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h com PDK). O consumo combinado é 12,9 litros/100 km (13,0 com PDK).

O novo 911 GT3 tornou-se o primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos a fazer os 10,8 km do Nordschleife. O piloto de desenvolvimento Lars Kern fê-lo em 6m59.927s.

O Porsche 911 GT3 tem como preços base os 221.811 euros para a versão com a caixa manual e de 222.072 euros para a PDK (incluindo impostos). O começo das entregas está previsto para maio de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023