A BMW revelou esta terça-feira o novo iX3, a variante totalmente elétrica do popular SUV X3 da marca germânica.
Este novo modelo representa um passo importante na estratégia da BMW já que se trata do primeiro veículo da marca a estar disponível com várias soluções de motorizações.
Para além disso o iX3 é o primeiro modelo a utilizar a tecnologia eDrive de quinta geração, que compreende um motor elétrico, uma unidade eletrónica de gestão e transmissão, compactadas numa unidade singular que requer menos espaço de instalação e é mais leve e que será adotada pelo i4 e pelo iNext que vão ser apresentados em 2021.
Mantendo-se fiel ao conhecido design do X3, o novo modelo elétrico apresenta como novidade uma nova grelha, com entradas de ar verticais em cada canto, um para-choques traseiro revisto, saias laterais modificadas, detalhes em azuis, nas soleiras das portas e para-choques de forma a sinalizar que se trata de um modelo elétrico.
As jantes traseiras de 19 polegadas foram otimizadas aerodinamicamente e contribuem para um coeficiente de arrasto de 0,29.
O interior premium com detalhes específicos apresenta um habitáculo espaço e uma bagageira que pode ser expandida de 510 para os 1.560 litros.
O equipamento de série conta com um painel de instrumentos digital de 12,5”, a que se junta um ecrã central tátil de 10,25”. Este sistema inclui um assistente digital controlado por voz, ativado através do comando 'Olá BMW', ligação Wi-Fi e 4G e capacidade a atualização remota.
A navegação 3D com informação de trânsito em tempo real permite atualizações gratuitas durante os primeiros três anos.
O novo iX3 conta com um único motor elétrico que produz uma potência de 282 cv e um binário de 400 Nm, permitindo que este modelo acelere dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h controlada eletronicamente.
A bateria de 80 kWh permite uma autonomia até 460 km no novo ciclo WLTP e de 520 km no ciclo NEDC e está integrada no piso do novo modelo, o que segundo a BMW permite reduzir a gravidade do seu novo iX3 em 75 mm em relação ao X3 convencional de forma a conseguir uma dinâmica aprimorada.
A BMW oferece várias possibilidades de carregamento diferentes para o iX3, incluindo carregamento rápido de 150kW DC que permite carregar a bateria em 80% em 34 minutos.
A marca germânica revelou que as 188 células de forma prismática da bateria do iX3 contribuem para reduzir o uso de cobalto e ter uma densidade energética 20% superior.
A transferência de potência para as rodas traseiras proporciona uma experiência de condução clássica da BMW, que combina com um baixo consumo de energia elétrica permitindo viagens de longa distância.
O iX3 está dotado de um sistema de recuperação de energia que se adapta ao trânsito, recorrendo para tal aos dados fornecidos pelo sistema de navegação e aos sensores dos sistemas de assistência à condução.
Desta forma quando o iX3 é capaz de recuperar energia quando se aproxima de um cruzamento e o condutor tem de reduzir a velocidade, ou em estrada aberta assim que o condutor retira o pé do acelerador.
O novo iX3 é o primeiro modelo da marca germânica a ser produzido na China e vai chegar ao mercado europeu no inicio de 2021.