Novidades

Primeira matrícula do novo modelo atribuída a um elétrico

Novo modelo de chapa de matricula já começou a ser utilizado
Texto
Nova Matricula (IMT)
Nova Matricula (IMT)

A primeira matrícula do novo formato AA 00 AA, com dois grupos de duas letras intercaladas por um grupo de algarismo, foi atribuída pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), na segunda-feira a um veículo elétrico.

Em comunicado o IMT adianta que este novo formato de número de matrícula “passa a ser utilizado um novo modelo de chapa de matrícula para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo, sendo também eliminados, em todos os modelos de chapas de matrícula, os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se no entanto um espaçamento entre cada grupo de carateres”.

De acordo com o IMT, “o ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-Membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula”.

“Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês da primeira matricula do veículo”, conclui o IMT.

O novo formato do número de matrícula permite a sua utilização por um período estimado de 45 anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023