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Peugeot reforça gama elétrica de comerciais ligeiros com o e-Partner

Novo modelo elétrico vai chegar ao mercado nacional no segundo semestre
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Peugeot e-Partner
Peugeot e-Partner

A Peugeot continua a sua ofensiva na mobilidade elétrica e revelou esta terça-feira o novo e-Partner, que permite à marca francesa ser um dos primeiros construtores a disponibilizar uma gama completa de veículos comerciais ligeiros elétricos na Europa.

O e-Partner vai chegar ao mercado nacional no segundo semestre de 2021, tem por base a plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), e conta com um motor 100 por cento elétrico, com uma potência máxima de 100 kW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque, para uma resposta imediata.

A cadeia de tração elétrica (motor elétrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua /corrente alterna) é semelhante à do novo Peugeot e-Expert e por isso dispõe de uma adaptação no redutor da transmissão para corresponder aos constrangimentos de carregamento inerentes à utilização dos veículos comerciais.

O novo comercial ligeiro da Peugeot vai chegar em duas versões, simples e mista, com variantes standard e longa, disponíveis com uma bateria de iões de lítio (18 módulos) com uma capacidade de 50 kWh que lhe permite uma autonomia máxima de 275 km, consoante a versão.

Já as baterias estão alojadas sob o piso, de forma a não ter qualquer tipo de impacto no volume de carga.

Estes números permitem ao e-Partner acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos, e alcançar uma velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 130 km/h.

A Peugeot e-Partner integra de série um carregador monofásico de 7,4 kW, enquanto o carregador trifásico de 11 kW é opcional.

Em matéria de carregamento, a Peugeot revelou que a versão elétrica da Partner pode ser carregada com recurso a um carregador rápido de 100 kW, que permite uma carga de 80% das baterias em 30 minutos, enquanto numa Wall Box de 11 kW, uma carga completa é alcançada em 5 horas, com recurso ao carregador trifásico de 11 kW.

No caso de o carregamento ser realizado através de uma tomada standard de 8A, a carga completa é alcançada em 31 horas.

A nova e-Partner está dotada de três modos de condução, Eco, Normal e Power. Para além disso o novo comando de caixa automática e-Toggle, perfeitamente integrado e ergonómico, permite aceder às funções Park / Reverse / Neutral / Drive e Brake.

Semelhantes as versões térmicas, a e-Partner chega com dois comprimentos e dois níveis de equipamentos, Pro e Premium, bem como nas versões ‘ready to go’ Asphalt (para as grandes deslocações) e Grip (para condições de difícil acesso).

O novo Peugeot e-Partner conta ainda com um sistema de direção assistida especialmente adaptado que facilita a condução e mantém um raio de viragem de 10,8 m (versão Standard, entre passeios), e com uma altura inferior a 1,90 m que garante o acesso à maioria dos parques de estacionamento.

Desta forma a variante Standard tem 4.40 m de comprimento enquanto a Longa tem 4.75 m, esta última também disponível numa variante mista para cinco ocupantes, com bancos fixos ou rebatíveis.

Com uma capacidade de carga útil até 800 kg, a e-Partner apresenta uma capacidade de reboque de 750 kg.

No interior, o novo comercial ligeiro elétrico da Peugeot conta com o i-Cockpit com dois novos painéis de instrumentos, de modo a partilhar com o condutor todas as informações necessárias para uma adequada operação de um veículo 100% elétrico.

Em opção está disponível um painel de instrumentos digital de 10 polegadas a ocupar o lugar da instrumentação convencional.

O painel de instrumentos possui vários modos de apresentação dos dados e das informações, acessíveis através de um comando rotativo no volante, permitindo ao condutor configurar o seu Peugeot i-Cockpit

No interior, destaque ainda para o ecrã táctil de infoentretenimento com pack de navegação conectada e compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Em matéria de sistemas de segurança e de apoio à condução, o novo Peugeot e-Partner pode ser equipado com sistema de acesso e arranque mãos livres, carregamento por indução (sem fios) para smartphone, Advanced Grip Control com 5 níveis de aderência, ajuda ao arranque em subida, Visiopark 180° (câmara de marcha-atrás), Surround rear vision (vigilância do espaço exterior traseiro e lateral do lado passageiro, com apresentação das imagens num ecrã dedicado de 5 polegadas no local do retrovisor).

Para além disso, o novo e-Partner dispõe ainda de regulador/limitador de velocidade, alerta de transposição involuntária de faixa, alerta de risco de colisão, travagem automática de emergência, sistema alerta de atenção do condutor, comutação automática das luzes de máximos, reconhecimento alargado dos sinais e painéis de recomendação, sistema de vigilância do ângulo morto, sistema de controlo de estabilidade do reboque, bem como indicador de carga excessiva.

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