Para os leitores mais novos será com certeza difícil imaginar um automóvel com “ares” de Porsche a percorrer as dunas do deserto, como é o caso do novíssimo Marsien, da recém-criada empresa Marc Philipp Gemballa GmbH. Mas isso é porque talvez nunca tenham visto imagens da participação da marca alemã no Rali Paris-Dakar, em meados de 80 do século passado. E com sucesso, diga-se.
O modelo agora apresentado à imprensa nasce da vontade do jovem empreendedor Marc Philipp Gemballa em reunir num único automóvel as características de um superdesportivo e de um veículo todo-o-terreno. E parece ter conseguido, embora o Marsien esteja ainda a aguardar homologação para poder circular em estrada. Para já podemos vê-lo em ação nas areias do deserto, ao qual foi buscar inspiração para o nome.
Marsien (marsiano em francês) foi assim batizado aquando dos intensos testes que tiveram lugar no deserto de Al Faya, nos Emiratos Árabes Unidos. Impressionado com a beleza inóspita da areia de tom avermelhado que o caracteriza, Marc Philipp Gemballa comparou o local a Marte e assim batizou a sua nova criação.
O invulgar Marsien tem como base de construção o Porsche 911 Turbo S (992), mas é no fundo o resultado da cooperação de várias e renomeadas empresas do setor automóvel. O exclusivo sistema de escape em titânio, por exemplo, é desenvolvido pelos eslovenos da Akrapovič, enquanto que as luzes que equipam a parte posterior, em específico, foram desenhadas pelos especialistas em iluminação da GERG Lighthouse.
Sob o capot, o Marsien conta com uma unidade desenvolvida pela RUF (especializada na modificação de motores Porsche). Trata-se de um motor boxer de seis cilindros biturbo capaz de debitar 750 cv, estando ainda disponível um outro acerto na transmissão de dupla embraiagem da Porsche e na resposta dos turbos que colocam a potência final nos 830cv.
Para a escolha da suspensão, um importante componente num automóvel com ambições de todo-o-terreno como é o caso deste Marsien, Marc Philipp Gemballa juntou-se aos alemães da KW Automotive. Estes modificaram por completo a base do 992 Turbo S e equiparam o Marsien de uma solução feita à medida, a qual inclui uma suspensão dianteira de triângulos sobrepostos com amortecedor de veio sólido, e amortecedores ativos inteligentes cuja carga pode ser regulada consoante circule em estrada ou fora dela. Com um toque num botão a altura ao solo crescer 25 cm.
No interior, o Marsien revela a combinação das suas facetas luxuosa e desportiva, com a combinação de materiais como a pele, a alcântara e a fibra de carbono. Este último material é, aliás, muito abundante neste modelo, desde logo na totalidade da carroçaria.
A produção está limitada a 40 unidades e o preço de venda começa nos 495 mil euros. Valor que não inclui taxas, portes de entrega e quaisquer opcionais, bem como o custo do Porsche 911 Turbo S que é necessário adquirir para se proceder à transformação.
Nota de correção: Artigo corrigido a 19.07.2021, Marc Philipp Gemballa não está associado à Gemballa Gmbh