Ford coloca Explorer Plug-In Hybrid em torre com 47 metros de altura

Fica na Dinamarca e serviu para um desafio com a participação de 14 alpinistas. O prémio: dois anos de utilização do SUV americano.
Texto

Ser o mais rápido a subir uma torre de escalada de 47 metros, foi o desafio colocado pela Ford a alpinistas experientes, com o intuito de ganharem dois anos de utilização gratuita do seu modelo Explorer Plug-In Hybrid.

A iniciativa teve lugar em Lillesand, na Noruega, na recém-inaugurada torre Over, considerada a torre de escalada mais alta do mundo, de onde é possível ver o estreito de Skagerrak até à vizinha Dinamarca. A sua estrutura é feita em madeira maciça, à qual estão acopladas paredes de escalada em alumínio nas quatro faces.

No topo da torre foi então colocada uma estrutura específica para suportar um exemplar do Explorer Plug-In Hybrid, acima da plataforma de observação existente, numa operação que foi preparada ao longo de seis meses. O planeamento e investigação prévios, no qual participaram diversos engenheiros e arquitetos, teve por objetivo garantir que a torre estaria preparada para receber o peso adicional da nova plataforma e do Explorer.

Na concessão do desafio a Ford juntou-se ao conceituado alpinista Martin Mobråten, que ficou responsável pela criação do percurso desde o chão até ao topo onde se encontrava o modelo da Ford, especialmente desafiante mesmo para o alpinista mais experimentado.

A competição teve uma primeira fase de eliminatórias na qual participaram 14 alpinistas, seguindo-se a final com apenas seis participantes. O mais rápido foi Leo Ketil Bøe, com apenas 21 anos de idade, ao estabelecer um tempo de 3 minutos e 33 segundos. O jovem norueguês vai assim poder explorar as capacidades do SUV do construtor americano por um período de dois anos, desde logo os 457 cv de potência e a autonomia anunciada de 42 km em modo totalmente elétrico.

Este Explorer apresenta-se como o modelo híbrido mais potente da Ford na Europa, fazendo uso da combinação de um motor V6 a gasolina de 3 litros com uma unidade elétrica alimentada por uma bateria de 13,6 kWh, que lhe dá mais 100 cv. Está equipado com tração integral e um sistema de gestão do terreno capaz de oferecer sete modos de condução, e tem capacidade para transportar sete ocupantes.

O exemplar colocado no topo da torre Over estará em exposição até ao final de agosto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023