Novidades

Renault apresenta três novas versões do Clio para competição

Comercialização destes novos Clio Sport vai começar em outubro  
Texto

Depois da apresentação internacional da quinta geração do Renault Clio que teve lugar em Portugal, a marca francesa revelou agora três novas versões para a competição, derivadas do modelo que vai chegar em setembro ao mercado nacional.

A Renault Sport Racing preparou três modelos do Clio para os circuitos de velocidade, ralis e pistas Off Road, oferecendo versatilidade e acessibilidade inéditas, para maior controle de custos.

Derivado do Novo Clio R.S. Line, cujo estilo desportivo é visível, por exemplo, na lâmina inspirada na F1, adotada no para-choques dianteiro, a última criação da Renault Sport Racing, projetada para a competição-cliente, também herda o versátil chassis deste modelo, que estará disponível em três versões distintas.

Após um ano de desenvolvimento, onde a fiabilidade, a performance e os custos controlados foram as “palavras-chave”, é possível dizer que a versão de competição do Novo Clio oferecerá uma versatilidade sem paralelo. O Clio Cup (para as provas de pista), o Clio Rally (para os ralis) e o Clio RX (para as provas de Off-Road) foram concebidos utilizando um banco de elementos mecânicos e eletrónicos comuns, mas adaptados, cada um deles, à especificidade de cada disciplina.

No entanto, os clientes poderão trocar de categoria, mantendo o mesmo Clio, graças aos Kits de conversão especialmente desenvolvidos. Esta económica solução foi estudada para que os pilotos possam descobrir novas disciplinas do desporto automóvel ou mesmo desafiar a vitória em todo o tipo de terrenos e superfícies, independentemente da sua experiência.

As três versões desportivas do novo Clio contam  com um bloco 1.3 TCe de quatro cilindros e 16 válvulas de injecção directa – o mesmo que está montando no Clio que vai chegar em setembro - sendo que esta unidade pode debitar dois níveis de potência, 170 ou 180 CV, bem como dois níveis de binário,  280 e 320 Nm, de acordo com a regulamentação desportiva.

A Renault revelou ainda que estas versões estão dotadas de um diferencial autoblocante ZF, uma caixa de velocidades sequencial de cinco velocidades, embraiagem Sachs e amortecedores Bos não-reguláveis. 

A comercialização destes novos Clio Sport vai começar em outubro.  

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família