Depois da apresentação internacional da quinta geração do Renault Clio que teve lugar em Portugal, a marca francesa revelou agora três novas versões para a competição, derivadas do modelo que vai chegar em setembro ao mercado nacional.
A Renault Sport Racing preparou três modelos do Clio para os circuitos de velocidade, ralis e pistas Off Road, oferecendo versatilidade e acessibilidade inéditas, para maior controle de custos.
Derivado do Novo Clio R.S. Line, cujo estilo desportivo é visível, por exemplo, na lâmina inspirada na F1, adotada no para-choques dianteiro, a última criação da Renault Sport Racing, projetada para a competição-cliente, também herda o versátil chassis deste modelo, que estará disponível em três versões distintas.
Após um ano de desenvolvimento, onde a fiabilidade, a performance e os custos controlados foram as “palavras-chave”, é possível dizer que a versão de competição do Novo Clio oferecerá uma versatilidade sem paralelo. O Clio Cup (para as provas de pista), o Clio Rally (para os ralis) e o Clio RX (para as provas de Off-Road) foram concebidos utilizando um banco de elementos mecânicos e eletrónicos comuns, mas adaptados, cada um deles, à especificidade de cada disciplina.
No entanto, os clientes poderão trocar de categoria, mantendo o mesmo Clio, graças aos Kits de conversão especialmente desenvolvidos. Esta económica solução foi estudada para que os pilotos possam descobrir novas disciplinas do desporto automóvel ou mesmo desafiar a vitória em todo o tipo de terrenos e superfícies, independentemente da sua experiência.
As três versões desportivas do novo Clio contam com um bloco 1.3 TCe de quatro cilindros e 16 válvulas de injecção directa – o mesmo que está montando no Clio que vai chegar em setembro - sendo que esta unidade pode debitar dois níveis de potência, 170 ou 180 CV, bem como dois níveis de binário, 280 e 320 Nm, de acordo com a regulamentação desportiva.
A Renault revelou ainda que estas versões estão dotadas de um diferencial autoblocante ZF, uma caixa de velocidades sequencial de cinco velocidades, embraiagem Sachs e amortecedores Bos não-reguláveis.
A comercialização destes novos Clio Sport vai começar em outubro.