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Novo ë-Spacetourer: até nove lugares e 330 km em modo 100% elétrico

MPV da Citroën junta versão elétrica aos motores de combustão a gasolina e diesel
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A Citroën lançou o novo ë-Spacetourer juntando a versão 100% elétrica às motorizações a gasolina e diesel do MPV. O furgão oferece uma capacidade até nove lugares e autonomias até os 330 km.

Com base na plataforma modular EMP2 do Grupo PSA, o ë-Spacetourer dispõe de três comprimentos – XS (4,60 m); M (4,95 m); e XL (5,30 m) – e oferece também quatro níveis de equipamento (Feel, Shine, Business and Business Lounge). A variante XS em estreia, com 1,90 m de altura permite a entrada fácil em parques subterrâneos.

A bateria de iões de lítio de 50 kW permite uma autonomia até 230 km e a de 75 kW (disponível só para as variantes M e XL) até 330 km (em ciclos WLTP) – estão instaladas sob o chão não influindo no espaço do veículo e têm uma garanta de oito anos ou 160 mol km para 70% da sua capacidade.

Com três programas de condução – Eco, Normal e Power – a potência máxima do Citroën ë-Spacetourer é de 100 kW (136 cv) e o binário é de 260 Nm. A velocidade máxima é de 130 km/h. A condução inclui dois modos de recuperação de energia, durante a travagem ou a desaceleração, controlados na caixa.

Permitindo desde os carregamentos em casa, com ‘wall box’até aos carregamentos super-rápido, o ë-Spacetourer traz de série um carregador de 7,4 kW monofásico. O carregador trifásico de 11 kW opcional permite carregamentos de 80 % da carga em 30 minuntos para a bateria de 50 kWh e de 45 minutos para a de 75 kWh).

A modularidade deste MPV vai até aos 2,932 litros de capacidade na versão XL com cinco lugares passando pela disposição dos lugares individualmente rebatíveis ou conjugáveis para ficarem frente a frente. A climatização remota do habitáculo útil também para poupar energia ativando-a quando o veículo está ainda a aproveitar o carregamento é mais um dos confortos, a par da possibilidade de portas de correr sem utilização das mãos.

O Citroën ë-Spacetourer dispões de 15 assistentes à condução entre os quais estão uma visão cimeira para trás, a travagem de emergência, o ‘head-up dislay’, reconhecimento de limite de velocidade, as luzes de máximos automáticas, o alerta de saída de faixa, ou o aviso de ângulo morto.

A tecnologia inclui também o sistema de navegação 3D Citroën NAV, num ecrã tátil de 7’’ onde se pode ver os pontos de carregamento mais próximos e que é compatível comas plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

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