Novidades

Mobilidade: Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia

2019 foi o melhor ano de sempre para o setor nacional
Texto
Bicicleta em laboratório de ensaios (imagem Abimota)
Bicicleta em laboratório de ensaios (imagem Abimota)

Portugal é atualmente o maior produtor de bicicletas da União Europeia (UE) registando uma produção de 2,7 milhões de unidades em 2019 ultrapassando o segundo país deste ranking em 600 mil veículos

Os dados divulgados pelo Eurostat – que a ABIMOTA (Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas) – veiculou referem que, em 2019, a UE produziu mais de 11,4 milhões de bicicletas – o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior e 10% acima do número produzido em 2014.

Portugal lidera a lista de produtores de bicicletas em 2019 com 2,7 milhões de unidades produzidas sendo seguido por Itália (2,1 milhões), Alemanha (1,5 milhões), Polónia (0,9 milhões) e Países Baixos (0,7 milhões). Juntos, estes cinco países representaram 70% da produção total de bicicletas da UE em 2019.

A Abimota destaca o papel das indústrias nacionais bem como o trabalho desenvolvido no setor para esta liderança nacional e, entre os destaques, refere o programa Portugal Bike Value, na promoção do produto português além-fronteiras e captação de investimento estrangeiro.

O ano de 2019 foi o melhor de sempre para o setor nacional com um volume de 402.886.329 euros em exportações. A Abimota acrescenta ainda que no início de 2020 havia empresas a registar crescimentos de produção da ordem dos 400% e que, apesar da pandemia de covid-19, “após a retoma da atividade, tudo indica que esta razão de números se vai manter”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade