Sustentabilidade

Aterrador: 98% da população mundial exposta ao aquecimento global

Praticamente ninguém escapou aos efeitos do aquecimento global em todo o planeta, em 2023
Texto
Países Baixos bateu recorde de temperaturas (foto: Romy A. Fernandez/NurPhoto/GettyImages)
Países Baixos bateu recorde de temperaturas (foto: Romy A. Fernandez/NurPhoto/GettyImages)

Um novo relatório revela que a poluição por dióxido de carbono (CO2) provocada pelo homem está a duplicar a probabilidade de se registarem temperaturas mais elevadas em todo o planeta.

Durante o último verão quase toda a população mundial sofreu os efeitos das alterações climáticas, em concreto 98% das pessoas foram impactadas por temperaturas mais elevadas entre junho e agosto, em resultado das emissões de gases com efeito de estufa.

Um novo relatório da Climate Central, publicado no passado dia 14 de setembro, mostra que as temperaturas mais elevadas foram pelo menos duas vezes mais prováveis devido à poluição por CO2 provocada pelo homem.

clima - away
Alterações climáticas (foto: Jim Watson/AFP via Getty Images)

No hemisfério norte, o verão de 2023 foi o mais quente desde o início dos registos.

Ondas de calor prolongadas na América do Norte e no sul da Europa causaram incêndios florestais como nunca se experienciou e verificaram-se picos nas taxas de mortalidade. Julho foi o mês mais quente alguma vez registado, enquanto as temperaturas médias de agosto também foram 1,5 graus Celsius superiores aos níveis pré-industriais.

Estes dados foram reveladores pela Climate Central, um grupo de investigação sediado nos EUA, citado pela Reuters, que analisou as temperaturas em 180 países e 22 territórios. O estudo refere claramente que as ondas de calor “não teriam ocorrido sem as mudanças climáticas’.

clima - away
Manifestação em LA contra alterações climáticas (foto: Luis Sinco/LA Times/GettyImages)

A Climate Central avalia se os eventos de calor são mais prováveis como resultado das alterações climáticas, comparando as temperaturas observadas com as geradas por modelos que eliminam a influência das emissões de gases com efeito de estufa.

O relatório indica que cerca de 6,2 mil milhões de pessoas experimentaram pelo menos um dia de temperaturas médias que eram pelo menos cinco vezes mais prováveis como resultado das alterações climáticas, o valor máximo no Índice de Mudanças Climáticas da Climate Central.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano
Robotáxi elétrico da Hyundai passou no exame de condução… mesmo sem condutor