Mobilidade

Projeto de sistema de navegação desenvolvido pela Honda facilita vida a pessoas com deficiência visual

Honda anuncia a start-up Ashirase criada pelo Ignition, um programa de novos negócios da marca que apresenta projetos de inclusão e mobilidade
Texto
Honda cria Ashirase
Honda cria Ashirase

A Honda anunciou em Tóquio o estabelecimento da Ashirase, Inc. É a primeira start-up que veio do Ignition, o recente programa de criação de novos negócios da marca.

O Ashirase é um sistema operativo de navegação avançado instalado em calçado para ajudar os deficientes visuais a caminhar e, há por parte da Honda a intenção de iniciar a venda até março de 2023.

Este sistema de navegação consiste numa aplicação para smartphone e um dispositivo de vibração tridimensional que incluiu um sensor de movimento dentro do calçado. Os vibradores estão alinhados com a camada nervosa do pé o que permite sentir facilmente a vibração. A utilização de um material macio na produção permite conforto na utilização diária.

Com base na rota definida o dispositivo vibra para fornecer os dados de navegação: se o utilizador for em frente há um sinal vibratório e, quando o mesmo se aproxima de uma curva, o vibrador do pé correspondente dará a indicação do sentido, esquerda ou direita. O Ashirase pretende uma compreensão intuitiva da rota sem a constante necessidade de atenção, de modo que os utilizadores possam ter segurança e independência.

Para conseguir orientar de uma forma precisa usa as informações do movimento do pé juntamente com as do GNSS (Global Navigation Satellite System).

Pessoas com deficiência visual podem desta forma usar as mãos para segurar a bengala e, os outros sentidos para percecionar o ambiente.

No Japão estima-se que até 2030 as pessoas com deficiência visual, incluindo as de baixa visão, atinja quase os 2 milhões de pessoas.

Até ao momento ainda não há mais informações sobre a possibilidade destes equipamentos poderem vir a estar disponíveis em Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal