Rali do Ártico: todos contra Ogier e a Toyota em prova com muita neve

Segunda ronda do WRC arranca esta sexta-feira e promete luta intensa pela vitória
Texto
Sébastien Ogier (Lusa)
Sébastien Ogier (Lusa)

O Rali do Ártico, na Finlândia, começa nesta sexta-feira e é a segunda prova do Mundial de Ralis (WRC) e a única do calendário marcada pela a neve e pelo gelo.

A prova que faz a sua estreia no mundial, ocupando a vaga deixada em aberto pelo cancelamento do Rali da Suécia, devido à pandemia de ciovid-19, promete forte animação na luta pela vitória ao longo dos 251 km de especiais cronometradas.

Sébastien Ogier e a Toyota chegam a esta segunda ronda da temporada, na frente do campeonato, depois da vitória no Rali de Monte Carlo.

O piloto francês quer continuar a somar vitórias para continuar na caminhada para o seu oitavo título de campeão.

O contingente da marca nipónica vai tentar voltar a lutar pelos lugares do pódio, e para isso conta com um moralizado Elfyn Evans, que foi segundo em Monte Carlo, depois de uma intensa luta com Ogier pela vitória, bem como Kalle Rovanpera, que terá nesta ronda uma oportunidade para alcançar um pódio, depois do bom desempenho revelado no Rali de Monte Carlo.

Na luta pela vitória na prova, Ott Tanak (Hyundai) vai tentar esquecer o acidente que o afastou de chegar ao pódio na prova de abertura da temporada.

O estónio já demonstrou que sabe como ninguém ser rápido na neve, tendo alcançado a vitória no Rali da Suécia em 2019, enquanto Thierry Neuville e Craig Breen, vão procurar estar na luta pelos lugares da frente numa prova que promete grande exigência e onde é esperada a queda de neve nos primeiros dias da prova.

Na Ford M-Sport, Teemu Sunninen, tem a oportunidade de brilhar ao correr em ‘casa’, de forma a fazer esquecer o abandono na primeira especial do Rali de Monte Carlo, que deixou os responsáveis da M-Sport desesperados com a prestação do piloto finlandês na prova de abertura da temporada.

Desta forma o Rali do Ártico promete fortes emoções pela vitória, na segunda ronda da temporada, que arranca quinta-feira com uma dupla passagem pela especial mais longa do rali, que pode provocar alguns problemas aos pilotos.

Itinerário do Rali do Ártico:

Sexta-feira:

SS 1 – Sarriojärvi 1 – 31,05 km

SS2 – Sarriojärvi 2 – 31,05 km

Sábado:

SS 3 – Mustalampi 1 – 24,43 km

SS 4 – Kaihuavaara 1 – 19,91 km

SS 5 – Siikakämä 1 – 27,68 km

SS 6 – Mustalampi 2– 24,43 km

SS 7 – Kaihuavaara 2 – 19,91 km

SS 8 – Siikakämä 2 – 27,68 km

Domingo:

SS 9 – Aittajärvi 1 – 22,47 km

SS 10– Aittajärvi 2 – 22,47 km

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida