Rali da Catalunha: Neuville é o novo líder e está perto da vitória

Ott Tanak é terceiro e está à beira da conquista do título de campeão
Texto
Thierry Neuville (Lusa)
Thierry Neuville (Lusa)

Thierry Neuville caminha para a vitória no Rali da Catalunha, penúltima ronda da temporada, depois de ter terminado este sábado na liderança da prova espanhola.

O piloto da Hyundai que não vence desde o Rali da Argentina, subiu este sábado ao comando da prova espanhola  e parte para o último dia da 14.ª prova do Mundial com 21,5 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20).

"Estamos com a motivação e a confiança em alta nestes pisos de asfalto. Vamos continuar a atacar", revelou Neuville à chegada ao parque fechado.

O belga viu no entanto o estónio Ott Tanak (Toyota) subir do quinto ao terceiro posto da geral, a 24,6 segundos de Neuville, e aproximando-se assim da conquista do primeiro título mundial de pilotos, quando fica a faltar apenas o Rali da Austrália para terminar o campeonato.

Tanak que venceu quatro das sete especiais deste segundo dia do Rali da Catalunha, está a ser a principal ameaça ao domínio dos pilotos da Hyundai, apesar de Neuville ter uma vantagem superior a 20s sobre o estoniano da Toyota.

"Gostaríamos de continuar a manter a pressão sobre o líder, mas será difícil recuperar o tempo de atraso", reconheceu Tanak.

Sebastien Loeb que começou o dia na frente da classificação, não conseguiu acompanhar o ritmo dos adversários e foi perdendo posições até à entrada em parque fechado, terminado na quarta posição a 25.2s do líder da prova.

Fora da luta pelo pódio está já Jari Matti Latvala (Toyota) que ocupa a quinta posição a 46.8s de Neuville, na frente de Elfyn Evans (Ford M Sport) que é sexto a 1m09.2s do líder da prova.

Nota ainda para Sebastien Ogier (Citroën), que na sexta-feira sofreu problemas de direção e caiu até à 17.ª posição,  conseguiu recuperar este sábado até ao oitavo posto, a 4m09.9s de Thierry Neuville, mas não pode perder mais de um ponto para Tanak para continuar a sonhar com o sétimo título consecutivo de ralis, o que parece já uma miragem.

Domingo, última dia do Rali da Catalunha, os pilotos tem pela frente as últimas quatro especiais cronometradas da prova espanhola, num total de 74,14.km contra o cronometro, incluindo os 20,72 km da ‘power stage', que distribui cinco pontos pelos cinco primeiros classificados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família