A Peugeot apresentou o 9X8 como o seu carro que em 2022 vai participar no Mundial de Resistência (WEC) na nova categoria Le Mans Hypercar (LMH). Já se conhecia a motorização e os pilotos; ficou agora a saber-se o nome oficial juntamente com as imagens que mostram a ausência de um aileron.
Sucessor dos 905 e 908 vencedores das 24 Horas de le Mans, em 1992 e 1993 e em 2009, respetivamente, o ‘9X8’ do hipercarro da Peugeot remete com o ‘9’ para os carros da marca na competição de Le Mans, o ‘X’ significa as tecnologias de tração integral (4WD) e de hibridização e o ‘8’ é o número comum à gama de produção da casa francesa: 208, 2008, 308, 3008, 508 e 5008.
Este carro híbrido de tração integral de forma esguia e habitáculo projetado para a frente integra os códigos específicos da marca com as três garras luminosas das óticas traseiras e dianteiras, o novo brasão com a cabeça do leão retroiluminado à frente e de lado e a cor da submarca de performance Peugeot Sport Engineered.
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As asas abertas desvendando a parte superior dos pneus, os espelhos perfeitamente integrados no fluxo de ar são resultados da colaboração entre a Peugeot Sport e os departamentos de design e engenharia da marca explorando soluções aerodinâmicas que abdicam de um spoiler traseiro.
Na secção traseira, as garras enquadram um largo difusor com a “inscrição humorística ‘We need no rear wing’ (‘Não precisamos de aileron traseiro’)” numa nova conceção das superfícies aproveitando a liberdade dos novos regulamentos, como, frisa o diretor técnico do programa WEC da Peugeot, Olivier Jansonnie.
“É emocionante, porque cabe-nos inventar, inovar e encontrar oportunidades para gerar performance fora dos esquemas tradicionais. Este tem sido, em particular, o caso da aerodinâmica. O regulamento permite-nos dispor de um único elemento aerodinâmico ajustável, sem que se tenha especificado que o mesmo deva ser a asa traseira. Os nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter uma performance muito boa sem necessidade de um spoiler traseiro."
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Com a liberdade aerodinâmica já evidenciada, a competição em Le Mans será também laboratório para Peugeot no que respeita aos seus veículos de produção relativamente à hibridização e às tecnologias de redução de consumo de combustível e redução de emissões. Sem esquecer o link acima onde está detalhado ao pormenor o grupo propulsor híbrido, fecha-se esta apresentação com o ‘BI’ do hipercarro.
Ficha Técnica do Peugeot 9X8
Categoria: LMH – Le Mans Hypercar
Comprimento: 5.000 mm
Largura: 2.080 mm
Altura: 1.180 mm
Distância entre eixos: 3.045 mm
Mecânica: Motor Peugeot Hybrid4 500KW (4 rodas motrizes)
Trem traseiro: Motor térmico V6 de 2,6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv) + transmissão com caixa sequencial de 7 velocidades
Trem dianteiro: Motor/gerador elétrico de 200 kW + redutor
Bateria: Alta densidade, 900 volts, codesenvolvida pela Peugeot Sport, TotalEnergies / Saft
Combustíveis e lubrificantes: TotalEnergies