Opel Corsa-e Rally recebe sistema de som para ser audível na estrada

Primeiro modelo elétrico de ralis da Opel utiliza altifalantes de navios
Texto

A Opel revelou que equipou o carro de ralis totalmente elétrico Corsa-e Rally com um sistema de som especial que torna o automóvel audível na estrada.

A decisão do construtor germânico foi tomada tendo em contas a norma da Federação Alemã de Desporto Automóvel (ADAC) que exige que os carros de ralis sejam audíveis, para segurança de comissários e espectadores.

Ora desta forma, os engenheiros da Opel decidiram recorrer a uma solução de acessórios marítimos, dotando o Corsa-e de dois altifalantes à prova de água, cada um com 400 Watt de potência máxima de saída.

 Esse potencial sonoro é gerado por um amplificador que recebe os sinais da sua própria unidade de controlo, ‘caixa negra’ que opera com um software específico, convertendo os dados do veículo.

O sistema funciona em função das rotações por minuto, tornando audíveis as rodas em movimento. O software foi desenvolvido de forma contínua e o resultado final consiste num “som de ralenti” estacionário, que se adapta a todas as faixas de regime e de velocidade.

Mas para que o volume não incomode ninguém, a Opel fez saber que o volume pode ser ajustado em dois níveis de potência.

Assim na condução em vias públicas, nomeadamente nas ligações entre troços cronometrados, é utilizado um modo silencioso, enquanto em competição, o volume é elevado ao máximo durante as especiais cronometradas.

“A nossa intenção não foi simplesmente simular o som de um motor a combustão, mas sim criar um som elétrico único, que se adequasse ao projeto”, sublinhou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. 

O Corsa-e Rally com som de um barco, vai realizar a sua estreia em competição em maio, na ronda de abertura do ADAC Opel e-Rally Cup, o primeiro troféu monomarca do mundo para carros de ralis elétricos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade