Astra percorreu 600.000 quilómetros e garantiu um lugar na coleção Opel Classic

Fiabilidade do Astra da geração 'G' garantiu um lugar deste modelo na distinta coleção da Opel
Texto

Um Opel Astra Caravan de 2003 é o mais recente automóvel da coleção Opel Classic, que reúne alguns dos veículos mais especiais da marca germânica.

O modelo que passou a integrar a distinta coleção da casa de Rüsselsheim, é um dos últimos exemplares da geração 'G', equipado com motor Diesel de 1,7 litros e 80 cv de potência, com o nível de equipamento Elegance, e dotado de um sistema de ar condicionado como extra.

Este Astra e o seu proprietário, Henning Barth, funcionário da Opel, percorreram cerca de 100 quilómetros por dia, desde Hunsrück até à sede da marca germânica. O Astra Caravan e o seu dono formaram uma equipa de sonho, tendo atingido, em conjunto, a fasquia dos 500.000 quilómetros sem registo de avarias relevantes.

Barth comprou o seu Astra no mercado de usados por 5.000 euros quando este apresentava 100.000 quilómetros no odómetro. Adicionou-lhe, depois, mais meio milhão, levando o conta-quilómetros a registar 600.000 quilómetros percorridos.

“O mais impressionante é que a minha Astra não envelheceu assim tanto ao longo dos últimos anos e destes quilómetros. É verdade que sou muito cuidadoso com ela, mas é incrível que o motor, a caixa de velocidades, o turbo e a bomba de alta pressão nunca tenham precisado de grande atenção. Até a embraiagem é a de origem”, diz um orgulhoso Barth, depois de 17 anos na companhia do seu Astra.

Assim após quase duas décadas, Barth doou o seu Astra Caravan à coleção Opel Classic, onde vai ocupar um lugar de honra entre os modelos especiais da marca de  Rüsselsheim, pela sua fiabilidade, tendo Barth adquirido outro Astra, da geração 'J', com motor Diesel de 2,0 litros e 165 cv. Para esta, Barth definiu, igualmente, um objetivo: ultrapassar a quilometragem do seu anterior Astra.

Recorde-se que a Opel comercializou o Astra 'G' entre 1998 e 2005 com sete diferentes tipos de carroçaria e com uma gama de doze motores. O nível de potência variava dos 65 aos 200 cv, tendo sido produzidas quase quatro milhões de unidades desta geração do Astra.

Em 2002, a linha passou a integrar o desportivo OPC, inicialmente com 192 cv de potência, para mais tarde, atingir os 200 cv.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade