Novidades

Opel apresenta o novo Combo-e Life que chega no outono

Novo modelo 100 % elétrico conta com uma autonomia até 280 km
Texto

A Opel anunciou que se prepara para lançar no mercado nacional o novo Combo-e Life, totalmente elétrico, e que vai chegar no próximo outono.

O novo modelo 100% elétrico da Opel pode dispor de uma ou duas portas laterais deslizantes, estando disponível numa versão de carroçaria ‘standard’ com 4,4 metros de comprimento e na versão XL de 4,75 metros, ambas oferecendo cinco ou sete lugares.

O Combo-e Life está equipado com um motor de 136 cv de potência e um com 260 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h.

O sistema de travagem regenerativa, com duas configurações, contribui para a eficiência de todo o conjunto.

A alimentar o motor elétrico está uma bateria de 50 kWh, com 216 células e 18 módulos, que está alojada sob o piso, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização do habitáculo.

Com esta localização, a bateria contribui, também, para reduzir o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade em situações de ventos laterais e em curva.

O Combo-e Life é compatível com uma ampla variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão da ‘wall box’ ao carregamento rápido, passando pela ligação a tomada doméstica, se necessário.

Utilizando uma estação pública de carga rápida DC (corrente contínua) de 100 kW, o carregamento da bateria, até aos 80% da sua capacidade, demora cerca de 30 minutos. O Combo-e Life pode ser equipado com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um monofásico de 7,4 kW.

Dependendo do perfil de condução e das condições de utilização, o novo Combo-e Life tem uma autonomia até 280 quilómetros com uma única carga da bateria de iões de lítio.

Tal como os seus ‘irmãos’ a gasolina e gasóleo, o Combo-e Life de zero emissões também não cedeu a compromissos em termos de segurança, conforto ou conveniência, e por isso conta com uma extensa lista de tecnologias e de sistemas de assistência à condução, onde se desataca o controlo de velocidade em descida, assistência à manutenção na faixa e alerta de cansaço do condutor, até ao reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência.

Especialmente útil nas manobras de estacionamento é a câmara traseira panorâmica que aumenta a visibilidade para trás e para os lados. Os utilizadores que necessitam de mais tração em pisos de lama, areia ou neve podem igualmente reforçar o seu Combo-e Life com o sistema de controlo eletrónico de tração 'IntelliGrip'.

Já em matéria de espaço, a versão mais curta de cinco lugares oferece, no mínimo, uma bagageira com capacidade para 597 litros (850 litros na versão XL).

Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade da bagageira aumenta consideravelmente, com a versão mais curta a apresentar uma capacidade de 2.126 litros, enquanto a versão mais longa pode acomodar até 2.693 litros de carga.

Além disso, o sistema opcional de rebatimento do banco do passageiro dianteiro permite aumentar o comprimento do espaço disponível para transporte de objetos longos, como pranchas de surf, por exemplo.

A abertura de encomendas do novo Combo-e Life está agendada para a primavera, e a Opel já fez saber que as primeiras unidades vão chegar aos concessionários no outono.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal