Covid-19: Rali dos Açores mantém-se de 26 a 28... até ver...

Responsáveis asseguram realização da prova, mas com uma monitorização diária do evoluir da situação
Texto
Bruno Magalhães
Bruno Magalhães

O Rali dos Açores, marcado para os dias 26, 27 e 28 deste mês, foi nesta terça-feira apresentado e a prova de abertura do Europeu de Ralis (ERC) mantém o calendário previsto não obstante o surto do novo coronavírus. Pelo menos, até ver...

Os Açores não registaram até agora qualquer infeção por Covid-19 e não há ainda na região qualquer restrição à entrada de pessoas vindas de fora. O Grupo Desportivo Comercial, o organizador da prova declarava isso mesmo no site oficial na passada segunda-feira, com a manutenção do calendário previsto.

“Embora este seja um assunto em constante evolução e atualização, até 9 de março não surgiu qualquer tipo de sugestão para adiamento do 55.º Azores Rallye. Da mesma forma que não foi ativado nenhum plano obrigatório de quarentena para quem chega de outras origens a Portugal, aos Açores e à ilha de São Miguel, nomeadamente, local onde se vai realizar o evento desportivo. Assim sendo, o Azores Rallye terá lugar, tal como anunciado, entre 26 e 28 de março.”

A prova foi então apresentada na terça-feira e o promotor do ERC respondeu às questões sobre a realização do rali. Jean Baptiste Ley, responsável do Eurosport», explicou – em citação do «Açoriano Oriental» – que a situação a respeito do surto do Covid-19 está a ser monitorizada, pois é uma preocupação de não deixa de existir apesar da intenção de ir para a estrada.

“Claro que nos preocupa. Nós e a organização do rali estamos a acompanhar a situação, em contacto próximo com o Governo Regional. Neste dia, o nosso objetivo comum é manter o evento e fazer o máximo para que corra tudo bem. Mas vamos seguir as recomendações de segurança.”

O que o responsável do «Eurosport» também não deixou de dizer foi que “a situação pode modificar[-se] de dia para dia” e que, por isso, estão a “monitorizá-la”. Foi também com a consideração de que “cada dia é um dia diferente” que a secretária regional com a tutela da Saúde se pronunciou na terça-feira em sede de comissão parlamentar a propósito do Covid-19: “Estamos a acompanhar passo a passo todas as medidas.”

Questionada pelo PSD sobre a realização ou não de eventos de massas, nomeadamente o Rali dos Açores levando à ilha de São Miguel pessoas de todo o mundo, Teresa Luciano diz que será feita, caso a caso, uma avaliação de risco em concordância com o delegado de Saúde.

"Com o evoluir das situações, teremos de ponderar o não haver essa avaliação de risco e não se realizarem [alguns eventos]", admitiu a governante regional revelando ainda que "esta semana" começarão a ser feitos inquéritos à entrada de cidadãos "quer por via marítima, quer por via área", bem como em "toda a parte hoteleira".

"Temos tomado todas as medidas preventivas. Estamos ainda em fase de contenção. É este o momento que o grupo técnico decidiu que deve ser para aplicar esse inquérito", concretizou Teresa Luciano: “Estamos a tomar todas as medidas para que o surto chegue o mais tardiamente à nossa região."

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família