MotoGP: Quartararo arrasa em Jerez e Oliveira abandona

Piloto francês somou a segunda vitória consecutiva
Texto
Fabio Quartararo (Associated Press)
Fabio Quartararo (Associated Press)

Fábio Quartararo (SRT Yamaha) conquistou este domingo a sua segunda vitória da temporada ao vencer o GP da Andaluzia, segunda ronda da época de MotoGP e onde Miguel Oliveira (Tech3 KTM) não foi feliz.

O piloto português que largou da segunda linha da grelha, pela primeira vez na sua carreira no MotoGP, levou um toque na primeira curva do circuito e acabou por sofrer uma queda que o levou ao abandono de uma corrida que se esperava positiva para o piloto da Tech3 KTM.

No incidente estiveram ainda envolvidos o sul-africano Brad Binder (KTM), que pareceu tocar na traseira da mota de Miguel Oliveira, e o britânico Bradley Smith (Aprilia).

Na largada, Fabio Quartararo (SRT Yamaha) mostrou a razão de ser um dos pilotos mais rápidos do momento e depois de largar da pole position assumiu a liderança da corrida para não mais a largar.

Com Marc Márquez de fora da corrida devido a lesão, o francês da SRT Yamaha assumiu o papel do campeão do mundo e volta após volta foi conquistando uma vantagem confortável sobre os seus mais diretos adversários, deixando claro que só um azar mecânico iria impedir Quartararo de alcançar a segunda vitória consecutiva da sua carreira no MotoGP.

A luta pelos restantes lugares do pódio foi bem mais animada, com Maverick Viñales a ser o primeiro a perseguir Quartararo, mas depois de um erro acabou por cair para a quarta posição atrás de Valentino Rossi e Jack Miller (Pramac Racing).

O australiano da Pramac acabou por cair e ver o seu companheiro de equipa, Francesco Bagnaia entrar na luta pela segunda posição. O jovem italiano foi no entanto traído pelo motor da sua Ducati, numa altura em que ocupava já o segundo lugar da corrida.

A saída de cena de Bagnaia abriu a porta para Rossi e Viñales chegarem ao pódio desta segunda ronda do campeonato. O espanhol da Yamaha foi tentando ultrapassar Rossi que não facilitava e só a duas voltas do final, depois de Valentino Rossi ter alargado a trajetória numa curva, Viñales assumiu a segunda posição, para terminar a corrida na frente do seu companheiro de equipa, que não subida ao pódio desde o Grande Prémio das Américas de 2019.

O top cinco do GP da Andaluzia ficou completo com Takaaki Nakagami (LCR Honda), que foi o melhor piloto Honda, na frente de Joan Mir (Suzuki).

Com estes resultados, Quartararo reforça a liderança do do Mundial com 50 pontos, mais 10 que Maverick Viñales que é segundo. Já Miguel Oliveira desceu para 13.º e mantém os 8 pontos conquistado na primeira prova da época.

Filme da corrida

 

Classificação do GP da Andaluzia de MotoGP

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Fabio Quartararo  (SRT Yamaha), 50 pontos

2. Maverick Viñales (Yamaha), 40

3. Andrea Dovizioso (Ducati), 26

4. Takaaku Nakagami (LCR Honda), 19

5. Pol Espargaró (KTM), 19

6. Valentino Rossi (Yamaha), 16

7. Jack Miller (Pramac Racing), 13

8. Alex Márquez (Honda), 12

9.Johann Zarco (Avintia Racing), 12 pontos

10. Franco Morbidelli (SRT Yamaha), 11

13. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 8 

 

Classificação do Mundial de Construtores

1. Yamaha, 50 pontos

2. Ducati, 26

3. Honda, 19

4. KTM, 19

5. Suzuki, 11

6. Aprilia, 5

O MotoGP segue em pista já no próximo dia 9 de agosto, com o GP da República Checa que terá lugar em Brno

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida