FIA aponta erros no GP de Abu Dhabi mas confirma título mundial da F1 para Verstappen

Relatório explica más decisões na gestão do Safety Car na última corrida de 2021
Texto
Max Verstappen campeão em 2021 (Lusa)
Max Verstappen campeão em 2021 (Lusa)

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) revelou neste sábado a decisão de manter os resultados do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021 e a consequente vitória de Max Verstappen (Red Bull) no campeonato, não obstante apontar erros ao então diretor de corrida, Michael Masi.

Verstappen chegou à vitória na última corrida de 2021 e ao seu primeiro t+itulo mundial tendo ultrapassado Lewis Hamilton (Mercedes) na última volta depois de Masi ter antecipado a entrada no Safety Car para que a prova não terminasse com bandeiras amarelas.

O relatório divulgado pela FIA refere que o diretor de corrida australiano mandou o Safety Car regressar à via das boxes “sem ter completado uma volta adicional como é requerido pelos Regulamentos Desportivos”.

Foi também considerado que os agentes da F1 (FIA, Formula 1, Equipas e Pilotos), em “conversas anteriores”, manifestaram “preferência por terminar as corridas sob bandeira verde em vez de atrás do Safety Car”.

Assim, as conclusões do relatório apontam que “o diretor de corrida estava a agir de boa-fé e de acordo com o seu melhor conhecimento dadas as difíceis circunstâncias” destacando em particular “os significativos constrangimentos de tempo para tomar decisões e a imensa pressão imposta pelas equipas”.

Desta forma, a FIA declarou os resultados do GP de Abu Dhabi e do Mundial de 2021 como “válidos, finais e sem possibilidade de alteração”.

Masi foi afastado do cargo no mês passado e o português Eduardo Freitas foi um dos escolhidos para ser o novo diretor de corrida em divisão de funções com o alemão

No comunicado deste sábado ficou também confirmado que o calendário de 2022 contará com 23 corridas apesar da exclusão do GP da Rússia estando ainda por definir a prova que decorrerá entre os grandes prémios de Itália (11 de setembro) e Singapura (2 de outubro).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família