Miller vence louco GP de França e Oliveira volta a cair

Australiano vence segunda corrida consecutiva e Quartararo volta ao comando do Mundial
Texto
Jack Miller (Lusa)
Jack Miller (Lusa)

Jack Miller (Ducati) foi o vencedor neste domingo do GP de França de MotoGP que ficou marcado pela intromissão da chuva tornando a quinta prova do Mundial numa corrida louca em que Miguel Oliveira abandonou devido a mais uma queda.

Esta foi a segunda queda do fim se semana para o piloto português da KTM depois do deslize na Q2 e Oliveira, ao contrário do que tinha conseguido em Portimão, não conseguiu retomar a prova.

Miguel Oliveira seguia no nono lugar e em grande ritmo, mas ainda com a pista muito traiçoeira pela chuva que tinha caído antes, e um despiste na Curva 3 de Le Mans pôs dessa forma fim à corrida do português.

O surgimento da chuva acabou por partir a corrida em duas partes, com a luta entre Miller e Fabio Quartararo (SRT Yamaha) a deixar de acontecer na segunda delas.

O francês partiu da pole position, mas Miller tomou o comando para o início de uma grande luta entre o australiano e Quartararo.

A chuva obrigou os pilotos a trocarem de moto e, mesmo tendo de cumprir uma penalização de duas voltas longas por entrada em excesso de velocidade nas boxes, Miller não deu depois hipóteses.

O australiano impôs um ritmo imparável pelo meio de muitas quedas – como a de Marc Márquez – e deixou para trás não só Quartararo como também o outro francês em pista, Johann Zarco, que ainda levou a Ducati da Pramac ao segundo lugar.

Classificação do GP de França de MotoGP:

Com a segunda vitória (consecutiva) no campeonato, Miller é agora, com 64 pontos, o quarto classificado de um Mundial liderado novamente por Quartararo: 80 pontos.

Francesco Bangnaia (Ducati) é o segundo classificado do campeonato, com 79 pontos, e Zarco é o terceiro, com 68. Miguel Oliveira está no 20.º posto, com 9 pontos.

O Mundial de MotoGP segue para Mugello para o GP de Itália, que s erealiza no fim de semana de 28 a 30 deste mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida