MotoGP: Oliveira fecha temporada em casa numa ronda de títulos no Moto2 e Moto3

Piloto português estreia-se a correr em casa no MotoGP no fecho da temporada
Texto
Miguel Oliveira (Tech3 KTM)
Miguel Oliveira (Tech3 KTM)

A temporada de 2020 e MotoGP chega esta fim de semana ao final com a realização do GP de Portugal, que terá lugar no Autódromo Internacional do Algarve.

A última ronda da temporada marca o regresso do MotoGP a Portugal, oito anos depois da última prova, e vai ficar marcada pela estreia de Miguel Oliveira (Tech3 KTM) a correr em casa na categoria rainha do motociclismo, numa corrida que não vai contar com público.

O espanhol Joan Mir (Suzuki) vai enfrentar a última prova do campeonato com o estatuto de campeão do mundo, assegurado no último fim de semana no GP da Comunidade Valenciana , sucedendo ao seu compatriota Marc Márquez (Honda).

Mesmo sem público, Miguel Oliveira tem o fator psicológico a seu favor, além do maior conhecimento da pista, com uma configuração única e desafiante, apesar de essa ser uma vantagem que se vai esbater ao longo do fim de semana.

Ainda assim, a ambição do piloto português da Tech3 passa por estar na luta pelos cinco primeiros , mas terminar a época com a segunda vitória da temporada, permitia a Miguel Oliveira juntar-se a Fabio Quartararo (SRT Yamaha) e ao seu companheiro de equipa Franco Morbidelli, na lista dos pilotos repetentes em triunfos ao longo da época.

Com as contas do campeonato de pilotos de MotoGP arrumadas a favor de Mir, o Autódromo Internacional do Algarve, vai ser o palco da decisão dos títulos das categorias inferiores.

Dessa forma, os campeões mundiais de Moto2 e Moto3 vão ficar definidos no domingo, em Portimão e candidatos ao título não faltam.

Em Moto2, o italiano Enea Bastianini (Italtrans Racing Team) chega à última ronda da temporada com 16 pontos de vantagem sobre o britânico Sam Lowes (Marc VDS), apesar de o transalpino Luca Marini (SKY Racing Team VR46), irmão de Valentino Rossi, estar a apenas 18 pontos (a vitória vale 25), enquanto o seu companheiro de equipa Marco Berzechi tem 23 pontos de diferença para  liderança.

Na categoria de Moto3, a luta pelo título está reduzida a três pilotos. O espanhol Albert Arenas (Aspar Team) é o líder do campeonato à entrada para a última ronda da temporada com 170 pontos, mais oito do que o japonês Ai Ogura (Honda Team Asia) e 11 que o italiano Tony Arbolino (Rivacold Snipers Team), o que deixa tudo em aberto para a corrida de Portimão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família