Leclerc estreia-se a ganhar na F1 com vitória sentida em Spa

Piloto monegasco deu o primeiro triunfo da época à Ferrari e dedicou-o a Anthoine Hubert
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

“A minha primeira vitória na F1. Esta é para o Anthoine.”

Charles Leclerc venceu neste domingo o GP da Bélgica de Fórmula 1. Foi a primeira vitória do piloto monegasco na F1. Foi a vitória que Leclerc dedicou a Anthoine Hubert, o seu amigo de 22 anos, piloto da Fórmula 2 que faleceu neste sábado. Foram aquelas as palavras que disse o homem da Ferrari depois de cortar a meta em primeiro lugar em Spa.

Leclerc colocou este ponto final num fim de semana em que foi o maior dominador em pista. O monegasco foi mais rápido nos Treinos Livres e na Qualificação. Partiu da pole position, chegou a perder a liderança da Corrida nas boxes, mas acabou por ser ele a dar a primeira vitória da época à Ferrari.

Os carros da Scuderia mostraram logo de início a potência que a pista de Spa-Francorchmaps pede. Leclerc manteve a ‘pole’ e Vettel, depois de um mau arranque, conseguiu ter cavalos e velocidade para recuperar o segundo lugar a Lewis Hamilton, com Valtteri Bottas colado.

Logo após a partida, Max Verstappen e Kimi Raikkonen não se entenderam numa passagem mais estreita e o Red Bull ficou com danos que o levaram a não ter direção para evitar ficar no muro logo à primeira volta. Raikkonen e Ricciardo, também tocado, caíram para a cauda...

Lando Norris, em mais uma grande prestação de um Mclaren, era o líder de ‘todos os outros’ que seguiam (cada vez mais longe) o quarteto da frente formado pelos Ferrari e pelos Mercedes. Só faltava saber quando estes quatro iriam fazer os ataques para a vitória.

Vettel foi o primeiro a ir à box trocar os pneus macios pelos médios com que esperaria chegar ao final da prova. O alemão fez a sua jogada com um terço da Corrida e compensou num primeiro tempo: quando os quatro da frente já tinham todos feito a paragem, na segunda metade da prova, Vettel ficou na frente. Mas não ficou por muito tempo.

A Ferrari decidiu que Leclerc devia passar para a liderança. O monegasco era o mais rápido dos dois da frente e voltou ao comando. Os Mercedes mantinham-.se como uma ameaça e Vettel passou a ser o ‘tampão’ para Leclerc fugir. O alemão resistiu bem, mas não durante muito tempo á velocidade que Hamilton conseguia impor com os pneus macios.

O inglês subiu ao segundo lugar e ficou com Leclerc na mira. Vettel teve de voltar à box para colocar os macios. O Ferrari #5 criava condições para obter a volta mais rápida, mas acabou também por fixar arredado no pódio, onde passou a estar (e ficou) Bottas.

Na luta pelo triunfo, Hamilton voltava (como na Hungria) a ter de dar tudo para se chegar a Leclerc, mas, desta vez, o ‘hammertime’ não conseguiu fazer a aproximação a tempo de sequer haver luta pela posição. Com toda a emoção que revelou, o monegasco inscreveu o seu nome entre os 108 vencedores de uma Corrida de F1.

Filme da Corrida

Classificação do GP da Bélgica:

Após uma corrida em que na última volta ainda se verificou o despiste de Antonio Giovinazzi e Norris caiu de quinto para 11.º com o McLaren a parar depois de uma tremenda Corrida – assim como foi a estreia de Albon partindo do 17.º para ser ele o quinto –, Lewis Hamilton voltou a reforçar o primeiro lugar do campeonato.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Consttrutores:

1. Mercedes, 471 pontos

2. Ferrari, 326

3. Red Bull, 254

4. McLaren, 82

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Obras no Metro de Lisboa condicionam estação Cais do Sodré
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?
Chegou o tempo dos morangos e é assim que os deves lavar