Vídeo: F1 mostra novo carro para 2021 no túnel de vento

FIA trabalha atualmente na aerodinâmica para evitar perturbação nos carros que seguem atrás e aumentar as ultrapassagens
Texto
Modelo do monolugar da F1 para 2021 (imagem Fórmula 1)
Modelo do monolugar da F1 para 2021 (imagem Fórmula 1)

A Fórmula 1 revelou pistas de como vai ser o carro para 2021 na sequência de testes em túnel de vento. O modelo à escala de 50% foi testado no túnel de vento da Sauber e a FIA partilha as primeiras conclusões do trabalho que sucedeu às simulações em computador.

Os testes em computador referidos incidiram nos fluxos de vento existentes quando um carro segue atrás de outro; ou seja, o objetivo é que o carro que segue atrás não sofra tanta perturbação aerodinâmica pelos fluxos de vento (as ondas de vento geradas diminuem a pressão aerodinâmica – que pode ser de 50% nos carros atuais) e a condução melhore aumentando, especialmente, as ultrapassagens.

Os testes realizados em computador tiveram os seus resultados agora confirmados verificando-se que os monolugares de 2021 só verão reduzida a pressão aerodinâmica entre 5% a 10% quando rodarem atrás de outro carro.

O modelo físico que testou no túnel de vento, além das novas jantes de 18’’ (com os novos pneus Pirelli de baixo perfil), apresenta novos ‘sidepods’, novo fundo plano, um novo conceito para a asa traseira que fará divergir para mais alto o fluxo de ar que sai para trás.

Os trabalhos estão longe de estarem terminados e, como o vídeo da FIA frisa, a asa dianteira promete ter ainda muito para fazer, mas, também, as atuais preocupações já têm em conta o fechar de brechas que a presente reformulação dos regulamentos técnicos em curso possa ter.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023