GP do México: Hamilton vence mas a festa do título ficou adiada

Piloto britânico da Mercedes alcançou a sua 83.ª vitória da carreira
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton conquistou este domingo a sua 10.ª vitória da temporada no mundial de Fórmula 1, depois de ter cortado a linha de meta do GP do México na primeira posição.

A Mercedes e Hamilton voltaram a dar uma lição de estratégia, numa corrida onde a Ferrari era a principal favorita à vitória, com os seus dois carros a largarem da primeira linha da grelha.

Lewis Hamilton foi o vencedor, mas a a definição das contas do hexacampeonato vão ter de ficar para os Estados Unidos, na próxima semana, já que Valtteri Bottas terminou a corrida na terceira posição, atrás de Sebastien Vettel.

A vitória de Hamilton não foi tarefa fácil, mas acabou por ser um filme que já vimos noutras corridas, já que o britânico realizou apenas uma paragem para troca de pneus, à passagem da 24.ª volta das 71 da corrida, enquanto Charles Leclerc e Vettel optaram por parar mais tarde.

Na largada, a Ferrari assumiu o comando da corrida, com Leclerc na frente de Vettel, enquanto Hamilton que saiu atrás dos dois pilotos da Ferrari, foi apertado por Max Verstappen (Red Bull), com os dois a tocarem-se na primeira curva.

Devido ao toque no final da primeira volta, Hamilton ocupava a quinta posição, enquanto Verstappen caiu para oitavo. No entanto o toque entre o britânico da Mercedes e o holandês da Red Bull deixou alguns detritos em pista o que obrigou a acionar o Safety Car virtual.

Quem aproveitou a confusão foi Alexander Albon (Red Bull) que saltou para terceiro, revelando um ritmo de corrida forte.

Logo que a corrida foi retomada, Hamilton despachou-se de Carlos Sainz (McLaren), enquanto mais atrás Verstappen e Valtteri Bottas (Mercedes) lutavam pela sétima posição com o holandês a levar o Red Bull a tocar no Mercedes e a terminar com o pneus traseiro esquerdo furado, acabando por entrar nas boxes.

Com uma corrida longa e tentando surpreender os seus mais diretos adversários, a Red Bull fez entrar Albon para a troca de pneus à passagem da 15.ª volta.

Leclerc fez o mesmo na volta seguinte e dava a entender que a Ferrari iria realizar duas paragens para troca de pneus.

Entre os da frente, Hamilton trocou de pneus à passagem da 24.ª volta e teve de esperar 14 voltas até que Vettel fizesse o mesmo, o que fez o britânico questionar a sua equipa se a estratégia tinha sido a mais correta.

A verdade é que Vettel saiu para a pista atrás de Hamilton, que com uma estratégia de uma única paragem consegui levar a água ao seu moinho.

Já Leclerc, foi obrigado a realizar uma segunda paragem à passagem da 44.ª volta, acabando por perder algum tempo nas boxes devido a um problema com o pneu traseiro do lado direito.

Até final da corrida, Vettel tudo fez para conseguir chegar à liderança da corrida, mas a maior potência do Ferrari no Autódromo Hermanos Rodríguez, não foi suficiente para surpreender a Mercedes e Hamilton que voltaram a dar uma lição de estratégia à equipa de Maranello.

Bottas terminou em terceiro, na frente de Charles Leclerc, enquanto Alexander Albon fechou o top cinco desta 18.ª ronda da temporada.

Com esta vitória, a 83.ª da carreira de Hamilton, o piloto britânico está cada vez mais perto do recorde de 91 triunfos de Michael Schumacher.

A prova mexicana marcou também o 100.º pódio conquistado com a Mercedes no mundial de Fórmula 1 e a Lewis Hamilton basta agora um oitavo lugar no GP dos Estados Unidos, no próximo domingo, para festejar o sexto título da carreira, independentemente do resultado que o seu companheiro de equipa, Valtteri  Bottas, venha a alcançar.

Filme da corrida 

Classificação do GP do México:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 71 Voltas

2. Sebastien Vettel (Ferrari), +1.766s

3. Valtteri Bottas (Mercedes), +3.553s

4. Charles Leclerc (Ferrari), +6.368s

5. Alexander Albom (Red Bull), +21.399s

6. Max Verstappen (Red Bull), + 1m08.80s

7. Sergio Pérez (Racing Point), + 1m13.819s

8. Daniel Ricciardo (Renault), + 1m14.924s Volta

9. Daniil Kvyat (Toro Rosso), + 1 Volta

10. Pierre Gasly (Toro Rosso), + 1 Volta

(...)

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. L. Hamilton (Mercedes), 363 pontos

2. V. Bottas (Mercedes), 289

3. C. Leclerc (Ferrari), 236

4. S. Vettel (Ferrari), 230

5. M. Verstappen (Red Bull Racing), 220

6. P. Gasly (Toro Rosso), 76

7. C. Sainz (McLaren), 76

8. A. Albon (McLaren), 74

9. S. Pérez (Racing Pointe), 43

10. D. Ricciardo (Renault), 38

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 652 pontos

2. Ferrari, 466

3. Red Bull Racing, 341

4. McLaren, 111

5. Renault, 72

(...)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade