F1: Ferrari apresenta o SF21 e está pronta para o arranque da temporada

Novo monolugar da equipa de Maranello é uma evolução do SF1000 de 2020
Texto

A Ferrari revelou esta quarta-feira o novo SF21, o monolugar que Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr, vão utilizar na nova temporada de Fórmula 1

O SF21, que vai tentar fazer esquecer a época de 2020 da Ferrari, surge com a tradicional pintura vermelha e incorpora na asa traseira a cor bordô utilizada pela equipa italiana para celebrar a sua corrida 1000 no Mundial de Fórmula 1, realizada no ano passado em Mugello, para além do patrocinador surgir a verde.

Este é o 67.º monolugar de F1 a ser construído em Maranello e segundo a Ferrari é uma evolução do SF1000, o que obrigou os técnicos da marca italiana a um trabalho em todas as áreas permitidas pelo regulamento, desde o motor, que é totalmente novo, passando pela aerodinâmica e pela traseira, onde foram utilizadas as duas fichas de desenvolvimento permitidas nos regulamentos.

“O novo monolugar que Carlos Sainz Jr e Charles Leclerc vão utilizar foi totalmente revisto face ao modelo de 2020. Nesse sentido tentamos melhorar todas as áreas do novo SF21, revimos a aerodinâmica e temos uma unidade de potência totalmente nova. Estou certo de que este vai ser um ano cheio de mudanças”, sublinhou Mattia Binotto na apresentação do novo monolugar da Ferrari.

Entre as alterações mais significativas apresentadas pelo novo monolugar da equipa de Maranello, está o trabalho realizado ao nível do chassis, que apresenta uma traseira mais estreita.

“Quando começamos o projeto SF21, a nossa primeira tarefa foi identificar qual a área por onde devíamos começar de forma a conseguir uma mudança radical. Optamos pela traseira, projetando uma nova caixa de velocidades e um novo sistema de suspensão. Desta forma, e em conjunto com a equipa da unidade motriz, o trabalho resultou numa traseira muito mais apertada”, sublinhou Enrico Cardile responsável da Ferrari pela equipa de chassi.

O novo Ferrari SF21 vai realizar a sua estreia em pista já na quinta-feira no Bahrain, no tradicional dia de filmagens, que será a primeira oportunidade para Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr realizarem os primeiros 100 quilómetros com o novo monolugar, antes do arranque dos três dias de pré-temporada que tem lugar entre dia 12 e 14 de março e que antecipam a primeira prova da temporada, o GP do Bahrain, que terá lugar a 28 de março.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade