Câmara de Portimão disponibiliza 1,5 milhões € para o regresso do MotoGP

Entidades portuguesas vão aumentando esforços para ter o MotoGP de volta
Texto
Miguel Oliveira
Miguel Oliveira

A Câmara Municipal de Portimão (CMP) aprovou uma verba de 1,5 milhões de euros (ME) para apoiar o regresso do MotoGP ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

A informação foi veiculada à Lusa pela presidente da autarquia, Isilda Gomes: “A Câmara aprovou, por unanimidade, uma proposta de apoio financeiro para provas internacionais de MotoGP, num valor global de 1,5 ME para três anos, ou seja, 500 mil euros por ano para cada Grande Prémio.”

Segundo a autarca, no documento é reconhecido o elevado interesse do Mundial da categoria máxima do motociclismo de velocidade “pelo impacto económico e pela capacidade de projeção da imagem do Algarve e de Portugal em todo o mundo”.

“Consideramos que uma prova desta categoria trará uma projeção enorme para a região e, mesmo, de Portugal ao nível do turismo face à sua dimensão mundial”, sublinhou Isilda Gomes.

No documento fica garantido o pagamento de 1,5 ME, durante um período de três anos à Dorna, empresa detentora dos direitos para a realização do campeonato do mundo de MotoGP, caso a prova seja contratada pelo Autódromo Internacional do Algarve.

O presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) referiu já neste mês que o Mundial de MotoGP pode regressar a Portugal em 2022 tendo o Governo português, no seguimento dessas declarações, manifestado disponibilidade para encontrar uma solução conjunta para fazer regressar o campeonato.

Portugal está afastado da ‘elite’ do motociclismo de velocidade desde 2012, quando o autódromo do Estoril recebeu o último Grande Prémio de Portugal, após 13 anos seguidos presente no calendário.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023