Fórmula E: chega a ronda do tudo ou nada para Félix da Costa

Campeonato chega ao fim com as duas últimas corrida e o português a lutar pela revalidação do título
Texto
António Félix da Costa
António Félix da Costa

A Fórmula E chega neste mês a Berlim para a última ronda do Mundial onde tudo se vai decidir – pois tudo está ainda por decidir. António Félix da Costa é o campeão em título e tudo está ainda em aberto na luta do piloto português pela revalidação.

Félix da Costa ocupa o quinto lugar da classificação, a apenas 15 pontos do líder da tabela, que é Nick de Vries. Sabendo que o e-Prix de Berlim vai acolher mais uma ronda dupla do campeonato e que em cada corrida há um máximo de 30 pontos por somar – 1 da volta mais rápida nos grupos da qualificação, 3 da pole position, 25 da vitória e mais 1 da volta mais rápida da corrida – há mesmo ainda muitas contas que podem ser feitas.

O e-Prix de Berlim é a oitava etapa do Mundial de Fórmula E desta época sendo a sétima ronda dupla e recebendo, assim, a 14.ª e a 15.ª (e última) corridas da temporada no tradicional circuito citadino do histórico Aeroporto de Tempelhof.

Este é um traçado que Félix da Costa conhece bem e no qual também se deu bem na época anterior partindo aí para a conquista autoritária do campeonato vencendo as duas primeiras corridas da primeira de três rondas duplas com que a Fórmula E fechou o calendário condicionado pela pandemia em 2020.

Nas duas corridas deste ano, o e-Prix de Berlim manterá o traçado tradicional de 2.355 km em ambos os dias trocando o sentido em pista de um para o outro dia. No sábado, os pilotos correrão no habitual sentido contra os ponteiros do relógio – cuja recorde de volta mais rápida é de Mitch Evans (1m08.350s) – e no domingo correrão no sentido inverso a favor dos ponteiros – com a melhor volta na posse de Stoffel Vandoorne (1m08.635s).

Circuito do Aeroporto de Tempelhof - Fonte: FIA ABB Formula E

Com 13 corridas feitas neste ano, já houve 10 vencedores de corridas diferentes sendo que Félix da Costa foi um deles quando o piloto português da DS ganhou de forma brilhante o e-Prix do Mónaco – a única ronda de corrida única da temporada. Os pilotos a vencer duas corridas neste ano foram apenas três.

A enorme incerteza e competitividade que a sétima temporada da Fórmula E tem mostrado mantendo tudo por decidir na derradeira ronda do campeonato está bem patente na classificação a duas corridas do final.

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Nick de Vries (Mercedes), 95 pontos

2. robi Frijns (Virgn), 89

3. Sam Bird (Jaguar), 81

4. Jake Dennis (BMW), 81

5. António Felix da Costa (DS), 80

6. Alex Lynn (Mahindra), 78

7. Nick Cassidy (Virgin) 76

8. Mitch Evans (Jaguar), 75

9. Edoardo Mortara (Venturi), 74

10. René Rast (Audi), 72

(...)

Classificação do Mundial de Equipas:

1. Envision Virgin, 165 pontos

2. Mercedes-EQ, 158

3. jaguar, 156

4. DS Techeetah, 148,

5. bMW i Andretti, 143

(...)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras