Fórmula E: Félix da Costa termina etapa londrina atirado contra o muro

Campeonato vai decidir-se na última ronda em Berlim
Texto
Alex Lynn (Mahindra)
Alex Lynn (Mahindra)

António Félix da Costa (DS Techeetah) terminou o e-Prix de Londres da pior forma: batido contra o muro e sem pontos na corrida deste domingo. E o Mundial de Fórmula E tem um novo comandante da classificação após a ronda dupla deste fim de semana na capital inglesa: Nyck de Vries (Mercedes).

Após mais uma qualificação difícil – como no sábado –, Félix da Costa partiu de trás no 22.º lugar da grelha e, também como na véspera, o piloto português partiu bem para mais um arranque em recuperação de lugares.

Com várias posições ganhas e após o seu primeiro ‘attack mode’ e um Safety Car pelo meio, Félix da Costa já estava em 14.º nos primeiros minutos de uma corrida que prometeu ser muito acidentada.

Com meia hora ainda por cumprir, o português da DS atacou o extra de potência pela segunda vez, mas a sua escalada de posições foi travada por André Lotterer numa fase ainda bem prematura da corrida.

Faltavam cerca de 28 minutos para o final, Félix da Costa foi para a ultrapassagem ao alemão da Porsche, mas Lotterer fechou a porta e o português acabou batido num muro. O Formiga simulou para um lado e depois simulou para o outro e quando tentou passar pelo primeiro deles Lotterer faz a segunda trajetória defensiva entalando o português contra o muro.

Félix da Costa ficou batido de frente no muro do lado da escapatória e sem pontos nesta corrida; o alemão ficou penalizado com um ‘drive through’.

Durante o período de Safety Car, aconteceu o golpe de teatro desta corrida, pois, quando o pelotão rodava a muito baixa velocidade, Lucas di Grassi aproveitou para conseguir rodar mais rápido com uma incursão pela via das boxes ficando a frente de todos no regresso à pista.

A polémica entre a Audi e a direção de corrida ficou instalada. Di Grassi foi primeiro penalizado com um ‘drive through’, mas acabou por o cumprir. O brasileiro recebeu então a bandeira prea da desclassificação. Mas não parou e Di Grassi fez mesmo questão de cruzar a meta à frente de todos.

No final, Di Grassi não fez o ‘drive through’ nem fi desclassificado pela bandeira preta, pois acabou com uma penalização que o deixou no oitavo lugar final da corrida.

O vencedor da corrida deste domingo do e-Prix de Londres foi Alex Lynn (Mahindra) terminando à frente de De Vries e de Mitch Evans (Jaguar).

Fechado o e-Prix de Londres com as duas corridas deste fim de semana, Félix da Costa caiu para o quinto lugar do Mundial perdendo vários pontos para o novo líder.

Classificação do Mundial e Fórmula E..

1. Nyck de Vries (Mercedes), 95 pontos

2. Robin Frijns (Virgin), 89

3. Sam Bird (Jaguar), 81

4. Jake Dennis (BMW), 80

5. António Félix da Costa (DS), 80

6. Alex Lynn (Mahindra), 78

(...)

O Mundial de Fórmula E vi chegar ao fim no fim de semana de 14 e 15 de agosto para a última ronda do campeonato, com mais duas corridas no e-Prix de Berlim

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras