A Fórmula E volta às corridas neste próximo fim de semana. O campeonato de monolugares elétricos arranca para a sétima temporada já com o estatuto de Mundial e com um português a partir do degrau mais alto. António Félix da Costa é o campeão em título e, à segunda época na também campeã DS Techeetah, o piloto português só pode ter como objetivo a repetição em 2021 do triunfo obtido no ano passado.
Em reforço do que já tinha dito, o piloto português de 29 anos sabe que está no centro das atenções e que é o primeiro adversário a ultrapassar para todos os restantes do pelotão, como afirmou à agência Lusa.
"Sei que sou o alvo a abater por todos os meus adversários, mas isso, na verdade, motiva-me ainda mais para entrar em pista na máxima força. Será um ano ultracompetitivo, todas as equipas trabalharam muito e evoluíram muitos os carros, mas nós também o fizemos e queremos muito manter o nível de 2020."
O novo carro para 2021 ainda não será uma opção para esta primeira ronda dupla na Arábia Saudita e esse será desde logo o primeiro teste para a DS, que defende o bicampeonato ganho nas duas últimas épocas.
"Só vamos estrear o carro novo na corrida de Roma. Testámos já muito com o carro novo, mas, por razões de garantia de fiabilidade, decidimos para manter o carro da época passada nesta primeira prova. As melhorias são essencialmente numa melhor eficiência na gestão da energia das baterias."
Além do previsto início de temporada a dois tempos com o e-Prix de Diriyah ao volante do DS de 2020, Félix da Costa começará a defender também desde logo o título de campeão frente ao seu companheiro de equipa. Jean-Éric Verne é o bicampeão francês que ganhou os dois campeonatos precedentes e que foi batido pelo português no ano de estreai deste.
O pelotão da Fórmula E para este ano conta com 12 equipas entre as quais estão mais dois vencedores do campeonato de monolugares elétricos: o Sébastien Buemi e Lucas di Grassi.
Equipas e pilotos:
Envision Virgin Racing (Audi e-tron) – Robin Frijns (Hol) e Nick Cassidy (NZ)
Mercedes-EQ Formula E Team (Mercedes-EQ Silver Arrow 02) – Stoffel Vandoorne (Bel) e Nyck de Vries (Hol)
Dragon /Penske Autosport (Penske EV-5) – Nico Müller (Sui) e Sérgio Sette Câmara (Bra)
Nio 333 fE Team (Nio 333 001) – Oliver Turvey (GB) e Tom Blomqvist (GB)
Jaguar Racing (Jaguar I-Type 5) – Sam Bird (GB) e Micth Evans (NV)
Audi Sport ABT Schaeffler (Audi e-tron FE07)
DS Techeetah (DS E-Tense FE20) – António Félix da Costa (Por) e Jean-Éric Vergne (Fra)
Nissan e.dams (Nissan IM02) – Oliver Rowland (GB) e Sébastien Buemi
BMW i Andretti Motorsport (BMW iFE 21) – Jake Dennis (GB) e Maximilian Günther (Ale)
Mahindra Racing (Mahindra M7Electro) – Alexander Sims (GB) e Alex Lynn (GB)
TAG Heuer Porsche formula E Team (Porsche 99X Electric) – André Lotterer (Ale) e Pascal Wehrlein (Ale)
Rockit Venturi Racing (Mercedes-EQ Silver Arrow) – Edoardo Mortara (Sui) e Norman Nato (Fra)
O Mundial de Formula E começa neste fim de semana em Riade, na Arábia Saudita, com o e-Prix de Diriyah. Os Treinos Livres começam já nesta quinta-feira e as duas corridas desta jornada realiza-se na sexta-feira dia 26 e no sábado dia 27.
Diriyah receberá a primeira ronda dupla prevista nesta altura de arranque do campeonato com a segunda dupla de corridas prevista para o Chile no final do calendário existente e que já sofreu o cancelamento do e-Prix de Paris e a suspensão de seis provas inicialmente previstas.
Calendário da Fórmula E:
Diriyah – 26 e 27 de fevereiro
Roma – 10 de abril
Valência – 24 de abril
Mónaco – 8 de maio
Marraquexe – 22 de maio
Santiago do Chile – 5 e 6 de junho