Energia

Preço da gasolina e gasóleo bate hoje recorde anual

Estimativa de subida semanal supera preço dos combustíveis desde janeiro
Texto
Combustíveis (Foto: F. Agustein/AP)
Combustíveis (Foto: F. Agustein/AP)

Se não abasteceu o carro no fim-de-semana fez mal. Esta segunda-feira o preço dos combustíveis prepara-se para bater o recorde de 2023. A cotação do petróleo não explica tudo, numa altura em que o governo acelera na reposição da taxa de carbono que esteve suspensa nos últimos anos.

De acordo com a estimativa da AWAY o preço do gasóleo deverá hoje, dia 7 de agosto, subir 6 cêntimos, atingindo um preço médio de 1,693 euros/litro e superando a máxima anual, registada na passada quarta-feira.

Já a gasolina, apesar de se prever um aumento ligeiro de 1 cêntimo por litro deverá ainda assim bater novo máximo de 2023, alcançando 1,825 euros/litro, igualmente superando máximos da semana passada.

Estes preços indicam um ano de altos e baixos mas a tendência de subida verifica-se desde maio. A 13 de maio o gasóleo simples registava 1,394 euros/litro e a gasolina simples 95 um mínimo de 1,603 euros/litro.

Comparando com o início do ano, a gasolina 95 apresenta uma diferença de 21,8 cêntimos por litro e o gasóleo simples 9,2 cêntimos por litro.

Estes dados são obtidos por consulta ao site da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

E agosto não vai ficar por aqui…

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável