Energia

Carga policial em manifestação contra preço dos combustíveis em Angola

A polícia angolana dispersou os manifestantes em Luanda em marcha contra subida dos combustíveis
Texto

O aumento do preço dos combustíveis em Angola está a levar o povo à rua para protestar. Hoje, dia 17 de junho, decorreu uma grande marcha contra o aumento do preço dos combustíveis, mas tudo acabou com uma ação de carga policial, uso de gás lacrimogéneo e alegados disparos com balas de borracha sobre os manifestantes.

A carga policial aconteceu pouco depois de a marcha iniciar o seu trajeto em direção à Mutamba, a cerca de 500 metros do local da concentração, junto do cemitério de Santana, Luanda, refere a agência Lusa.

combustiveis - away
Manifestação em Angola contra aumento dos combustíveis (foto: Ampe Rogério/Lusa)

As imagens divulgadas via agência Lusa e vários relatos nas redes sociais, mostram ou referem pânico, desmaios, alguns feridos e até detidos, não apenas em Luanda, mas aparentemente também em Benguela.

A intervenção da polícia visou centenas de manifestantes, maioritariamente jovens e há vídeos nas redes sociais a mostrarem o caos e pânico que se instalou.

Vários líderes partidários locais mostraram apoio e solidariedade pela marcha contra o aumento do preço dos combustíveis, o anunciado fim da venda ambulante em Luanda e ainda pela redução de estatuto das Organizações Não Governamentais (ONG), bem como tinham deixado vários apelos a uma manifestação pacífica.

O protesto foi marcado por organizações da sociedade civil a nível nacional contra “o mega-aumento do preço dos combustíveis” e “cerceamento das liberdades das associações e organizações não governamentais” (estatuto das ONG).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar em maio
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras