Atualidade

Aquecimento global: abril foi mais um mês anormalmente quente

Fenómeno El Niño está a abrandar mas continua-se a bater recordes nas temperaturas registadas
Texto
Dia quente (foto: Engin Akyurt/Unsplash)
Dia quente (foto: Engin Akyurt/Unsplash)

O mundo continua a registar temperaturas anormais. Abril voltou a ser um mês anormalmente quente e foi alcançado um novo recorde mensal de calor, tanto na terra como à superfície dos oceanos.

De acordo com um novo relatório do observatório europeu Copernicus, o fenómeno climático natural El Niño está a enfraquecer e poderá ter uma possível interrupção no final do ano. No entanto, a tendência de aquecimento mantém-se em grande parte devido à utilização maciça de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural.

Desde junho de 2023 que todos os meses se tem batido recorde mensal de calor e abril de 2024 não foi exceção. A temperatura média registada foi de 15,03 graus Celsius, mais 1,58 graus do que um mês de abril normal na era pré-industrial (1850-1900).

Ainda assim, de acordo com o Copernicus, esta série de registos mensais já tinha sido observada em 2015/2016.

Nos últimos 12 meses, a temperatura global foi, em média, 1,61 graus Celsius mais elevada do que na era pré-industrial, ultrapassando o limite de 1,5 graus Celsius estabelecido pelo Acordo de Paris de 2015.

Estes números mostram "até que ponto as condições de temperatura global que estamos a viver atualmente são excecionais", sublinhou Julien Nicolas, climatologista do Serviço de alterações climáticas do Copernicus, em entrevista à agência de notícias France-Presse.

O mês passado foi o segundo abril mais quente de que há registo na Europa, tal como março e todo o período de inverno.

No que diz respeito à temperatura da superfície dos oceanos, foi estabelecido um novo recorde mensal em abril, com uma média de 21,04 graus Celsius, excluindo as zonas próximas dos polos, marcando o 13.º máximo mensal consecutivo.

No entanto, a temperatura registou uma ligeira descida em relação a março e ao recorde histórico para o conjunto dos meses (21,07 graus Celsius).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida