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Autocarros e camiões vão também ter data limite para cumprir emissões zero

Quatro países estão a pedir à União Europeia que defina uma data para acabar com a venda de pesados poluentes

Numa altura em que a Europa está focada em reduzir as suas emissões de CO2, os Países Baixos, a Bélgica, a Dinamarca e o Luxemburgo pedem à União Europeia (UE) que fixe também uma data a partir do qual apenas possam ser vendidos autocarros e camiões novos sem emissões. Desta forma, irá impulsionar-se a aquisição de veículos pesados elétricos e a hidrogénio.

Em 2022, a UE determinou que todos os automóveis novos vendidos a partir de 2035 teriam de ter zero emissões. No entanto, ainda nada semelhante foi implementado para veículos pesados. Isto poderá mudar já no próximo mês.

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Transportes são muito poluentes (foto: Josiah Farrow/Unsplash)

De acordo com os quatro países, citados pela Reuters, fevereiro deverá ser o mês em que a UE irá definir uma data para a transição de veículos pesados. Ainda não se sabe ao certo qual será o ano proposto, mas este deverá estar de acordo com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Nova plataforma eletrifica autocarros a gasolina e a gasóleo

Atualmente, a única obrigação que existe para camiões refere que, em 2030, os novos modelos têm de emitir menos 30% de CO2 comparativamente a 2019 e 2020. A proposta de fevereiro deverá também rever este objetivo.

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Carris em Lisboa tem vários autocarros a combustíveis fósseis (foto: AWAY/DR)

Os quatro países defendem que as metas de emissões para camiões e autocarros devem ser mais exigentes. Além disso, acreditam que deve ser estendida a outros veículos, já que nem todo o transporte surge englobado nesta medida da UE.

Há um autocarro elétrico a energia solar prestes a chegar às estradas europeias

O setor do transporte é responsável por perto de 25% das emissões na União Europeia. Desde 2014, que os níveis de CO2 emitidos pelo transporte de mercadorias têm vindo a aumentar de ano para ano, explica a Reuters.

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