Para acelerar a descarbonização dos transportes públicos, a Kleanbus desenvolveu uma tecnologia que permite transformar qualquer autocarro a gasolina ou gasóleo em elétrico. A empresa do Reino Unido instalou este mês de janeiro a sua plataforma modular naquele que é o seu primeiro protótipo.
Descrita como uma unidade de propulsão elétrica “na caixa”, ou seja, pronta a usar, a tecnologia permite converter tanto autocarros articulados como standard em elétricos. Foi pensada para veículos com entre 5 e 10 anos.
O programa de conversão que a Kleanbus propõe tem várias etapas. Em primeiro lugar, o veículo é enviado para a unidade da empresa em Inglaterra, onde é retirado o motor e onde se é feita uma análise e digitalização do espaço disponível para a instalação do sistema elétrico.
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Desta forma, é possível idealizar a nova plataforma, desenhando-a conforme as necessidades do operador, tanto a nível de potência como de autonomia. A partir daqui, é criado o protótipo que é depois testado e validade antes de ser certificado.
Vê o processo no vídeo (em inglês):
O motor elétrico e sistemas adjacentes são então montados e o autocarro está pronto a fazer-se à estrada.
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O objetivo da empresa é evitar fazer alterações ao chassis e ao corpo do veículo e procuram desenhar um sistema que encaixe no espaço onde estava o motor a combustão interna.
A solução da Kleanbus tem duas grandes vantagens: é rápida e barata.
Depois de o sistema elétrico ser desenhado e testado, o processo de montagem demora menos de duas semanas. Além disso, de acordo com a companhia, o carregamento elétrico é mais barato do que o combustível, e o processo de eletrificação custa cinco vezes menos ao operador do que a aquisição de um autocarro elétrico novo.
O início de 2023 fica marcado para a empresa por ter sido quando instalaram a sua plataforma no primeiro autocarro, um Optre Solo. Serão agora feitos vários testes.
Durante o mês de janeiro, a Kleanbus irá também avançar com vários testes-piloto com operadores de transportes públicos.