Mobilidade

Nova plataforma eletrifica autocarros a gasolina e gasóleo em semanas

Kleanbus criou tecnologia que transforma qualquer autocarro em elétrico, adaptando motorização às necessidades da frota
Texto

Para acelerar a descarbonização dos transportes públicos, a Kleanbus desenvolveu uma tecnologia que permite transformar qualquer autocarro a gasolina ou gasóleo em elétrico. A empresa do Reino Unido instalou este mês de janeiro a sua plataforma modular naquele que é o seu primeiro protótipo.

Descrita como uma unidade de propulsão elétrica “na caixa”, ou seja, pronta a usar, a tecnologia permite converter tanto autocarros articulados como standard em elétricos. Foi pensada para veículos com entre 5 e 10 anos.

Plataforma de eletrificação Kleanbus - AWAY
Autocarro protótipo eletrificado pela Kleanbus (foto: divulgação)

O programa de conversão que a Kleanbus propõe tem várias etapas. Em primeiro lugar, o veículo é enviado para a unidade da empresa em Inglaterra, onde é retirado o motor e onde se é feita uma análise e digitalização do espaço disponível para a instalação do sistema elétrico.

Desta forma, é possível idealizar a nova plataforma, desenhando-a conforme as necessidades do operador, tanto a nível de potência como de autonomia. A partir daqui, é criado o protótipo que é depois testado e validade antes de ser certificado.

Vê o processo no vídeo (em inglês):

O motor elétrico e sistemas adjacentes são então montados e o autocarro está pronto a fazer-se à estrada.

O objetivo da empresa é evitar fazer alterações ao chassis e ao corpo do veículo e procuram desenhar um sistema que encaixe no espaço onde estava o motor a combustão interna.

A solução da Kleanbus tem duas grandes vantagens: é rápida e barata.

Depois de o sistema elétrico ser desenhado e testado, o processo de montagem demora menos de duas semanas. Além disso, de acordo com a companhia, o carregamento elétrico é mais barato do que o combustível, e o processo de eletrificação custa cinco vezes menos ao operador do que a aquisição de um autocarro elétrico novo.

Plataforma de eletrificação Kleanbus - AWAY
Esboço da tecnologia desenvolvida pela Kleanbus (foto: divulgação)

O início de 2023 fica marcado para a empresa por ter sido quando instalaram a sua plataforma no primeiro autocarro, um Optre Solo. Serão agora feitos vários testes.

Durante o mês de janeiro, a Kleanbus irá também avançar com vários testes-piloto com operadores de transportes públicos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente