Já fez LIKE no AWAY magazine?

Deslocações mais radicais com patins em linha elétricos inspirados em Anime

No CES Las Vegas 2023, os patins em linha com motor elétrico Atmos Gear atingem 25 km/h e têm autonomia para 20 km

A mobilidade suave está a crescer e cada vez apresenta mais novidades originais, divertidas e até radicais. As trotinetes elétricas já surgem em formato de hipertrotinetes, as bicicletas já monitorização a poluição no ar e até há espaço para patins com motor. É nesta categoria que se encaixam os Atmos Gear.

Este produto nasceu em França e, diz quem o criou, são os primeiros patins em linha pensados para as deslocações do dia a dia. São um sonho de adolescência que saltou do ecrã da televisão para as vias da atualidade.

PUB

Patins em linha elétricos Atmos Gear no CES Las Vegas 2023 (foto: John Locher/AP)

Mido, o criador, teve a ideia dos Atmos Gear há mais de 13 anos ao ver um Anime japonês (desenhos animados) em que as personagens andavam de patins em linha elétricos. A vontade de trazer este produto para a realidade levou-o a entrar no curso de engenharia e, em 2018, começou o projeto que foi crescendo. Hoje, marca presença num dos maiores eventos de tecnologia, o CES Las Vegas 2023.

Os Atmos Gear são então uns patins em linha elétricos, e a grande inovação é o chassis, a estrutura inferior onde estão as três rodas. É aqui que a magia acontece, mais concretamente na roda do meio onde está aquele que é o motor mais pequeno do mundo, de acordo com a empresa.

PUB

Descobre os patins elétricos da Xiaomi com um design original

Este chassis é compatível com todas as botas de patins no mercado e, por isso, para quem já têm uns bons patins em casa, na hora de comprar, pode-se optar apenas pela estrutura motorizada.

O pequeno motor garante autonomia para rolar até 20 km e tem uma velocidade máxima de 25 km/h para cumprir os regulamentos europeus.

As rodas podem ser usadas sem se ativar o motor e, na verdade, enquanto se anda nos patins da forma tradicional – que é como quem diz sem assistência elétrica – vai-se recarregando a bateria, conseguindo-se até 15% extra de autonomia.

PUB

Neste momento, o único modo elétrico disponível implica a utilização de um comando que permite acelerar, abrandar e travar os patins. Para se desativar o motor e ganhar controlo dos patins, é só largar os botões.

No futuro, será feita uma atualização do sistema a partir do smartphone de forma a que seja possível controlar o sistema elétrico dos patins apenas com o movimento. O objetivo é que quando se dê o impulso, os próprios patins deem uma ajuda de forma a reduzir o esforço.

Motor fica na roda do meio (foto: John Locher/AP)

Os Atmos Gear estão neste momento em pré-venda e a sua produção irá arrancar quando forem feitas 200 reservas.

O chassis com o motor está disponível em três opções de cores – branco, preto e preto com amarelo – e o par para encaixar numas botas próprias custa 500 euros. Quem precisar dos patins completos, pode adquiri-los por 550 euros.

PUB