Já fez LIKE no AWAY magazine?

Maior parque eólico da EDPR em Portugal abastece 130 mil casas

Parque eólico de Alta da Coutada foi reforçado e passa a ter 187 kW de capacidade instalada

O maior parque eólico da EDP Renováveis (EDPR) em Portugal recebeu novas e mais poderosas turbinas vendo a potência instalada subir para 187 megawatts (187 MW). Com este importante incremento de potência passa a ter capacidade para abastecer de energia 130 mil casas por ano.

O parque eólico de Alta da Coutada, instalado na Serra da Padrela (distrito de Vila Real), que já era o maior em Portugal da EDPR, passa assim a contar com seis novos aerogeradores de última geração que deverão aumentar a produção anual de todo o completo em cerca de 12%.

PUB

O maior parque eólico da EDP Renováveis no mundo está no Brasil

Em comunicado de imprensa a EDPR estima que o parque passe a produzir mais de 420 gigawatt-hora (420 GWh) de energia renovável por ano, o suficiente para fornecer cerca de 130 mil casas com eletricidade produzida sem emissões de carbono.

As turbinas agora adicionadas produzirão o equivalente às necessidades de 15 mil casas médias. A cada ano, o projeto deverá evitar a emissão de 170 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

A EDPR tem em Lagos a maior e mais potente turbina eólica da Península Ibérica (Foto: EDP)

PUB

O parque, que entrou em operação em 2010, contava até agora com 72 aerogeradores, que contribuíam para uma capacidade instalada de 165,6 MW. Com a entrada em funcionamento das seis potentes turbinas (com capacidade extra total de 21,6 MW), será dado um contributo adicional à produção renovável naquele local (concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços) e à transição energética do país.

EDPR tem em Lagos as maiores e mais potentes turbinas eólicas da península ibérica

A EDPR está ainda a avaliar a possibilidade de tornar o Parque eólico de Alta da Coutada num parque híbrido, adicionando produção fotovoltaica ao complexo, tal como fez no Parque eólico de Mosteiro, no distrito da Guarda, no final de 2022, naquele que se tornou no primeiro parque renovável híbrido da Península Ibérica.

PUB