Já fez LIKE no AWAY magazine?

Terá acabado a seca? Barragem do Alto Lindoso retoma produção de energia

Barragem de Alto Lindoso voltou a produzir eletricidade desde o passado dia 12 de novembro

O centro produtor hidroelétrico composto pela barragem do Alto Lindoso e a central de Touvedo, um dos mais potentes a nível nacional (317 MW), voltou a produzir eletricidade depois das restrições impostas no início de outubro face à seca (havia então 32 albufeiras em risco).

A retoma da produção de eletricidade é possível uma vez que a barragem situada no concelho de Ponte da Barca, está a cerca de 70% da sua capacidade de armazenagem e mantêm-se a previsão de precipitação na região para os próximos dias.

PUB

Central de Touvedo, Ponte da Barca (foto: EDP)

A autorização de produção por parte Agência Portuguesa do Ambiente (APA) surge apesar da cota mínima para produção de eletricidade (329 metros) ainda não ter sido atingida. No entanto, em declarações à Lusa, Augusto Marinho, presidente de Ponte da Barca assegura que está justificada face às previsões meteorológicas.

Em finais de janeiro a EDP, que explora o complexo, tinha tomado a iniciativa, até antes do anúncio do mesmo por parte do Governo, de suspender a produção de energia elétrica, tendo em conta a situação de seca severa que assolava a região. E no passado dia 1 de outubro a APA suspendeu a produção hídrica em 15 barragens (incluindo Alto Lindoso), então até serem atingidas as cotas mínimas.

PUB

Vê também: Apesar das chuvas as barragens no Algarve não estão a ver os níveis compensar

A barragem do Alto Lindoso e Touvedo, com capacidade de produção de cerca de 970 milhões de KWh por ano, foi uma das quatro cuja água só podia ser usada para produzir eletricidade cerca de duas horas por semana, garantindo valores mínimos para a manutenção do sistema de abastecimento de água para consumo humano.

Em pleno funcionamento este centro produtor hidroelétrico tem a capacidade de gerar energia suficiente equivalente ao consumo anual de 440 mil portugueses.

PUB