Vídeo: quando um Fittipaldi fez um looping a cortar a meta do GP de Itália de F1

Sobrinho do campeão brasileiro esteve num dos acidentes mais espetaculares da F1
Texto
Acidente de Christian em Monza em 1993 (captura YouTube)
Acidente de Christian em Monza em 1993 (captura YouTube)

Corria a temporada de 1993 da Fórmula 1 quando GP de Itália trouxe com ele um dos mais espetaculares acidentes de sempre na competição: Christian Fittipaldi fez um looping complete na reta da meta.

E, além da espetacularidade que se viu pelas imagens, a história do momento em que aconteceu é, não menos, digna de recordação.

Damon Hill já tinha cortado a meta como vencedor da corrida. Os dois Minardi faziam com duas voltas de atraso a sua última passagem pela reta de Monza – Pierluigi Martini na sétima posição e Fittipaldi na oitava.

O sobrinho do campeão mundial brasileiro de F1 entrou na reta colado ao seu colega de equipa e quando saiu de trás do outro Minardi para ganhar os benefícios do cone de aspiração fê-lo perto de mais do carro de Martini batendo-lhe com a asa e a roda esquerda dianteiras.

Este impacto fez o carro de Fittipaldi levantar voo e fazer uma volta a 360º no ar completando o looping com uma aterragem ‘em pé’, mas continuando com o seu Minardi, já meio destruído, a seguir atrás de Martini.

E ambos acabaram a corrida nas posições em que seguiam aquando do acidente. Martini terminou em sétimo e Fittipaldi cortou a meta, com a roda direita da frente pendurada e a esquerda a seguir o seu carro, em oitavo – à frente de outros dois classificados de uma prova em que Pedro Lamy (11.º) foi o que fez mais voltas entre os que não acabaram.

A fechar a história, Christian Fittipaldi saiu ileso de dentro do Minardi.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023