Sustentabilidade

Maior pista natural de patinagem do mundo reabriu depois de 2 anos sem gelo

Alterações climáticas e invernos pouco intensos mantiveram a pista fechada por 2 anos
Texto

Boas notícias para os amantes de patinagem no gelo. A maior pista natural de patinagem do mundo reabriu depois de em 2023 não ter havido gelo por causa do inverno pouco intenso. 

É em Otava, no Canadá, que está aquele que é considerado o maior rinque natural do mundo. O Canal Rideau localiza-se em Otava, no Canadá, e tem 7,8 km, sendo uma localização muito procurada pelos amantes de patinagem no gelo. Existe há 50 anos e é Património Mundial da UNESCO, explica a Reuters.

O rinque de gelo abriu, mas não totalmente, como já é normal. Este ano, ainda só é possível patinar numa secção com 1,9 km

Canal Rideau - AWAY
Pessoas podem patinar em 1,9 km (foto: Justin Tang/The Canadian Press via AP)

Em 2023, o rinque não abriu por falta de gelo pela primeira vez na sua história. A Comissão Nacional da Capital (NCC na sigla original) explicou que a falta de gelo estava associada às temperaturas amenas no inverno, associadas às alterações climáticas, refere a Reuters.

A NCC refere que, para abrir, o gelo tem de ter pelo menos 30 cm de espessura e isso só acontece quando as temperaturas ficam a entre -20ºC e – 10ºC por entre dez e 14 dias.

Devido aos invernos pouco rigorosos, a NCC e o Conselho do Canará já pediram uma avaliação para perceber qual poderá ser o impacto das alterações climáticas no Canal Rideau.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar