Novidades

VW Touareg V8 TDI fica 75% abaixo do limite RDE nas emissões de NOx

Porta-bandeira do motor TDI da VW não passou dos 20 mg/km em Emissões Reais de Condução
Texto

O Volkswagen Touareg registou em testes de Emissões Reais de Condução (RDE) valores 75% abaixo do imposto pela norma Euro 6 que limita as emissões de NOx aos 80 mg/km. Os testes foram realizados pela empresa independente Emissions Analytics e em três percursos distintos o Touareg V8 diesel não passou dos 20 mg/km.

No virar de página do ‘dieselgate’, a VW responde agora com a “nova gama de motores diesel (TDI) muito limpos” neste modelo em análise o seu porta-estandarte. E o Touareg V8 TDI de 421 cv é agora o primeiro modelo a integrar um sistema de purificação dos gases que filtra o óxido de azoto deixando para deixar as emissões nestes níveis.

Os testes RDE complementam o também obrigatório ciclo WLTP proporcionando condições muito próximas da utilização prática do veículo. O VW Touareg V8 TDI submeteu-se a três testes realizados pela Emissions Analytics que o submeteram a uma topografia plana na Baixa Saxónia e o sujeitaram às diferenças de altitude em percursos em Baden-Wurttemberg e na Bavária.

Perante condições reais quer do traçado quer do volume de tráfego o Touareg V8 TDI de tração integral registou emissões de óxido de azoto de 10 mg/km na Baixa Saxónia, de 13 mg/km na Bavária e de 20 mg/km em Baden-Wurttemberg atingindo uma média de 14 mg/km – muito distante do limite de emissões de 80 mg/km da norma Euro 6.

A Volkswagen faz depender este desempenho de elementos vão do tratamento multifaseado dos gases com uma capacidade de armazenamento de NOx de 2,3 litros até ao conversor SCR (Redução Catalítica Seletiva) que recorre ao AdBlue para converter o NOX em vapor e azoto.

O comportamento deste novo bloco V8 TDI também não é esquecido no que respeita ao binário disponível a baixas rotações permitindo o funcionamento do motor a velocidades baixas usando apenas um dos turbos melhorando consumos e emissões.

Em reforço do seu TDI, a Volkswagen lembra que o novo Golf e o atual Passat também já “entram nesta categoria sustentável” prometendo a chegada de “novos modelos” que “estão abaixo os limites do óxido de azoto”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade